Economia

Destaque de serviços foi Transportes, com ajuda de queda no preço de passagens aéreas, diz IBGE

Junho foi marcado pelo crescimento significativo nos serviços ligados aos transportes, impulsionado principalmente pela recuperação do transporte de passageiros e pelo impacto positivo das atividades ligadas à indústrias extrativas.

Compartilhe:
13 de agosto de 2024
Estadão

O grande destaque da Pesquisa Mensal de Serviços de junho partiu dos serviços ligados aos transportes, disse nesta terça-feira, 13, o gerente da pesquisa no IBGE, Rodrigo Lobo. No mês, os serviços como um todo expandiram 1,7% em relação a maio, resultado próximo do teto das estimativas colhidas pelo Projeções Broadcast, de 2,0%. A mediana do mercado indicava alta de 0,9% para o setor. Nos serviços ligados ao transportes, houve crescimento de 1,8% em junho, mais do que compensando o recuo de 1,5% observado em maio, de acordo com o IBGE.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Houve crescimento de 0,8% na margem nos serviços de transporte terrestre, de 2,7% no aquaviário e de 11,4% no transporte aéreo. O recuo no preço das passagens aéreas no período foi um dos principais impulsionadores desse crescimento dos serviços ligados aos transportes em junho, de acordo com Lobo.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Além disso, o gerente citou, durante a coletiva de apresentação de dados, o impacto positivo das atividades ligadas à indústrias extrativas e extração de petróleo no período, o que também impulsionou os serviços de transportes no mês.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Houve, de acordo com o IBGE, alta de 6,2% no transporte de passageiros em junho, na comparação com maio. Com isso, o transporte de passageiros encontra-se 1,9% acima do nível pré-pandemia, de fevereiro de 2020, mas ainda 21,2% abaixo do pico da série histórica, de fevereiro de 2014.

Além dos serviços de transportes, Lobo citou como destaques da PMS a expansão observada nos serviços de informação e comunicação (2,0%, ante queda de 1,1% em maio). O terceiro principal impacto positivo entre as aberturas, acrescentou o gerente, partiu dos serviços profissionais e complementares, com alta de 1,3% no mês. “Alguns eventos corporativos realizados no período ajudam a explicar esse bom desempenho”, pontuou.

Leia também | Últimas notícias do Portal GCMAIS

Fonte: Estadão

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.