Economia

Dias Toffoli: o ideal de reforma tributária é enxugar a Constituição; fizeram tudo ao contrário

O ideal de uma reforma tributária é enxugar a Constituição, mas, da forma como foi feita no Brasil, não há como não gerar judicialização, destaca ministro Dias Toffoli.

Compartilhe:
16 de agosto de 2024
Estadão

O ideal de uma reforma tributária é enxugar a Constituição, mas, da forma como foi feita no Brasil, não há como não gerar judicialização, disse nesta segunda-feira, 16, o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF). “Com a nova emenda constitucional que alterou o sistema tributário e a sua regulamentação, é evidente que vai haver uma judicialização”, disse.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Toffoli enfatizou que apresentou sua visão tanto ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, quanto ao ex-ministro da Economia Paulo Guedes, quando da transição para o governo de Jair Bolsonaro.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“Eu tive a oportunidade de dizer a vários ministros da Fazenda, tive a oportunidade de dizer ao Paulo Guedes, ainda na transição daquele governo, em novembro de 2018, depois para o ministro Fernando Haddad, que quanto mais texto na Constituição, mais judicialização nós vamos ter”, acrescentou Toffoli, participante do 23º Fórum Empresarial Lide, em um hotel na zona sul do Rio.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Em discurso no início do evento, o ministro reforçou as críticas ao modelo de reforma tributária no País. “Quanto mais texto na Constituição, mais judicialização”, reforçou.

De acordo com Toffoli, o ideal de uma reforma tributária era enxugar a Constituição, estabelecer critérios de premissas, de divisão da federação, das competências, mas não colocar tanto texto. “Fizeram tudo o contrário. E aí não tem como não ter judicialização.”

Leia também | Últimas notícias do Portal GCMAIS

Fonte: Estadão

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.