Ícone do site Portal GCMAIS

Selic no fim de 2024 continua em 10,5% ao ano, projeta Focus; 2025 sobe de 9,75% para 10%

A mediana do relatório Focus para a Selic no fim de 2025 subiu pela segunda semana consecutiva, de 9,75% para 10%, indicando um orçamento total de cortes de apenas 0,5 ponto porcentual no ano que vem. A projeção para a taxa básica de juros no fim de 2024 se manteve em 10,5% pela nona semana consecutiva.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Na semana passada, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, reforçou em duas ocasiões que a autoridade monetária fará o que for preciso para garantir a convergência das expectativas de inflação para o centro da meta, de 3%.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Em uma audiência pública na Câmara dos Deputados, na terça-feira, ele reforçou que o Comitê de Política Monetária (Copom) tem votado de forma unânime para garantir a convergência do IPCA. Na sexta, em um evento organizado pelo Barclays, em São Paulo, reforçou que uma alta de juros está na mesa, se necessária.

Publicidade

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

“Não estamos dando um guidance, mas faremos o que for necessário para levar a inflação à meta – e, se aumentar os juros for necessário, nós aumentaremos”, ele afirmou, reforçando que o BC vai perseguir a meta independentemente de quem seja seu próximo presidente.

Considerando apenas as 53 projeções atualizadas nos últimos cinco dias úteis, a mediana para a taxa Selic no fim de 2024 se manteve em 10,5%. A estimativa intermediária para os juros no fim de 2025 subiu de 9,75% para 10%, também incorporando apenas as 52 atualizações da semana passada.

O mercado manteve o consenso de que os juros encerrarão 2026 e 2027 em 9%.

Leia também | Últimas notícias do Portal GCMAIS

Fonte: Estadão

Sair da versão mobile