Alania Mara conversou com o portal GCMAIS sobre suas impressões em relação ao primeiro dia do exame
Enem digital: influencer cearense conta como foi o primeiro dia de prova
A influencer Alania Mara, que faz sucesso no Instagram com suas dicas divertidas de estudo, resolveu fazer a versão piloto do formato digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas de linguagens, ciências humanas e redação aconteceram no último domingo (31) e as provas de matemática e ciências da natureza estão marcadas para o dia 7 de fevereiro. Alania conversou com o portal GCMAIS sobre suas impressões em relação ao primeiro dia do exame.
No laboratório em que fez a prova, Alania recebeu duas senhas para ter acesso ao computador. O aparelho ficou desconectado da internet durante o teste. As questões e o gabarito estavam disponíveis para os candidatos em um programa específico instalado na máquina. De acordo com a influencer, os candidatos não podiam utilizar o teclado.
“A gente não usa o teclado físico, a gente usa só o virtual e o mouse para ir movimentando tudo na tela”, explicou Alania.
Parecido com o impresso
Seguindo a lógica do Enem impresso, as questões apresentavam textos reflexivos e de apoio para contextualizar cada pergunta. Apesar do candidato poder marcar trechos das questões ou mesmo destacar alguma que tenha ficado em dúvida, a dinâmica da prova deixava o processo mais lento. Isso porque, segundo Alania, a navegabilidade do programa não era tão boa; para mudar de uma questão para outra mais à frente era necessário clicar várias vezes.
“A maior dificuldade que eu encontrei foi a de passar cerca de três horas e meia olhando para a tela do computador”, explicou a influenciadora. O único material impresso que a jovem recebeu foi o rascunho e a folha oficial da prova de redação. “Para quem tem problema de vista eu acredito que pode ser muito difícil”, comentou.
Dos 20 candidatos que deveriam fazer a prova no mesmo laboratório que Alania, somente cinco marcaram presença. De acordo com informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enem digital registrou a ausência de 68,1% dos 93 mil candidatos inscritos. Ou seja, somente 34.590 candidatos fizeram as provas no primeiro dia de exame.
Estrutura e formato da prova
Alania se mostrou preocupada com a estrutura e a proposta do Enem digital. Segundo a influenciadora que também é estudante de serviço social, o formato precisa ser aprimorado, pois nem todas as escolas podem oferecer os equipamentos e o suporte com a mesma qualidade para os candidatos.
Contudo, segundo informações do Ministério da Educação, a expectativa é que em 2021 o número de candidatos para o Enem digital seja ampliado e que, progressivamente, até 2026, o exame seja aplicado nesse formato e aconteça mais de uma vez ao ano. Na edição piloto de 2020, o resultado ainda não saiu após a prova, mas esse é um dos pontos positivos que o Enem digital deve oferecer.
Questionada por uma seguidora sobre a possibilidade de fazer o exame digital novamente, Alania afirmou:
“Se eu tiver a opção entre o Enem virtual e o impresso, eu prefiro fazer o Enem impresso.”
Assista à entrevista completa
Leia também | Provas do Enem digital podem ser baixadas na internet; saiba como
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.