Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
EDUCAÇÃO
Jardins de Anita: UFC deve inaugurar campus de Itapajé em setembro
Inicialmente, estarão em funcionamento três cursos de graduação tecnológica.
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 6 de junho de 2021
Jardins de Anita: UFC deve inaugurar campus de Itapajé em setembro
Foto: Ribamar Neto/UFC

O novo campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) no município de Itapajé, chamado Jardins de Anita, deve ter suas operações iniciadas já em setembro de 2021. Inicialmente, estarão em funcionamento três cursos de graduação tecnológica: Segurança da Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência de Dados.

A escolha dos cursos foi feita a partir de reuniões entre a administração superior da Universidade e a Comissão de Implantação do Campus de Itapajé, tendo como base as necessidades apresentadas pela região do município, que fica localizado a 137 quilômetros de Fortaleza.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A implementação de graduações tecnológicas, com foco na área de tecnologia da informação, foi resultado de pesquisa sobre quais seriam os cursos mais apropriados para a instalação do campus, cuja ideia inicial era de ofertar licenciaturas.

“As graduações na área de tecnologia foram escolhidas por meio de uma análise bem extensa sobre as tendências de profissão e os anseios da própria região, da própria comunidade”, afirma a titular da Pró-Reitoria de Graduação da UFC, professora Ana Paula Ribeiro de Medeiros.

“Nós estamos apostando que os jovens da região possam terminar seus cursos e permanecer na região trazendo sucesso e progressos para os lugares em que estão”, defende a pró-reitora.

“Os cursos foram definidos e estão devidamente justificados no Relatório Analítico e Propositivo”, lembra o presidente da Comissão de Implantação do Campus, professor Márcio Corrêa. “Esse documento tem como objetivo embasar o estudo de viabilidade econômica e social de implantação dos três cursos. Para a elaboração, foram consultados não um documento em particular, mas vários, sempre com o intuito de trazer o que há de melhor, mais avançado em termos técnicos e científicos para o desenvolvimento do Ceará”, afirma o professor.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Processo de seleção extraordinário

Com o início das primeiras turmas em setembro, deverá ser utilizado como processo seletivo, de modo extraordinário, o Sistema de Seleção Unificada (SISU) realizado no meio do ano, a partir das notas obtidas no último Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

“Estamos fazendo todo o possível, preparando toda a implementação do campus, tanto na parte administrativa quanto pedagógica, para que no segundo semestre de 2021 nós possamos acolher as turmas iniciais dos três cursos”, afirma a professra Ana Paula.

Perto do centro da cidade

Pronto para uso, o Campus Jardins de Anita possui dois blocos compostos por salas de aula, laboratórios, salas administrativas e área de convivência. O espaço fica a poucos minutos do centro da cidade, com vista para as serras locais e a famosa Pedra do Frade, cartão-postal de Itapajé. A área construída original tem ainda teatro para 420 pessoas, tendo sido projetada pelo doador do terreno, o empresário José Maria de Sousa Melo (falecido em 2011).


Deixe seu comentário