Ícone do site Portal GCMAIS

Enem 2021: estudantes já podem acessar locais de prova; saiba como consultar

Enem 2021: Ministro da Educação nega interferência na política na elaboração da prova

Enem será aplicado nos dias 21 e 28 deste mês em todo o país. Foto: Divulgação

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição no exame deste ano. No documento, constam informações como data, local e horários da aplicação das provas.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Também são informados número de inscrição, opção de língua estrangeira escolhida e se o estudante pede tratamento pelo nome social ou atendimento especializado.

O cartão não é obrigatório mas, por questões de segurança, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que o inscrito leve o documento nos dias de aplicação do exame. Para visualizar ou imprimir o cartão, o participante precisa acessar a Página enem.inep.gov.br.

Leia também | Estudantes se preparam para segundo Enem do ano

Publicidade

Mais de 3 milhões de pessoas confirmaram a inscrição no Enem 2021. Pouco mais de 68 mil estudantes farão a modalidade digital. Todos os demais optaram pela versão impressa.

A aplicação das duas versões será nos dias 21 e 28 de novembro, com itens das provas e tema da redação iguais.

A nota do Enem serve para ingresso em universidades públicas e privadas como critério único ou complementar dos processos seletivos, e também ajuda estudantes a terem acesso a bolsas de estudo em universidades particulares.

Veteranos do Enem 2021

De acordo com o Inep, a porcentagem de estudantes que fazem o Enem mais de uma vez vem caindo ao longo dos anos.

Em 2014, do total de inscritos confirmados no Enem, 16% estavam fazendo o Enem pela primeira vez, o que significa que 84% já tinham feito a prova anteriormente. Em 2019, a porcentagem de novatos subiu para 47%, o que mostra que a porcentagem daqueles que estavam fazendo as provas pelo menos pela segunda vez caiu para 53%.

Os dados foram divulgados em outubro de 2019. Na época, o Inep explicou que os números mostram que está aumentando a participação de novatos. Um dos motivos, segundo a autarquia, é a mudança nas regras da isenção do pagamento da inscrição, que ocorreu em 2017. Desde 2018, os participantes precisam justificar a ausência na edição anterior para estarem aptos a pedir uma nova isenção. Aqueles que não têm a justificativa aceita, precisam pagar a taxa, que atualmente é R$ 85.

O exame de 2020, realizado em meio à pandemia, registrou abstenção recorde de participantes. Mais da metade dos inscritos não compareceu a nenhum dia de prova. Já o Enem de 2021 teve queda no número total de inscritos em relação a exames anteriores. De acordo com o Inep, são mais de 3 milhões de inscritos confirmados. Em 2020, foram 5,8 milhões de inscritos.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile