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Estudantes da UFC participam de curso de saúde pública realizado em parceria com a Universidade de Harvard
A capacitação ocorre em formato on-line e segue até a próxima quinta-feira (20). 
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 13 de janeiro de 2022
Estudantes da UFC participam de curso de saúde pública realizado em parceria com a Universidade de Harvard
Harvard é uma das instituições de ensino superior mais prestigiadas do mundo. Foto: Divulgação

Quatro estudantes de pós-graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) participam do Curso Colaborativo em Saúde Pública Harvard-Brasil, fruto de uma parceria entre universidades brasileiras e a Universidade de Harvard, uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior dos Estados Unidos.

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Ao todo, o curso reúne 22 estudantes, sendo 8 da Universidade de Harvard e outros 14 de instituições brasileiras, como FIOCRUZ, USP, UERJ, UFMG, UFC, entre outras. Em razão da pandemia de covid-19, a capacitação ocorre em formato on-line e segue até a próxima quinta-feira (20).

Segundo o chefe do Departamento de Saúde Global e Populacional da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard e coordenadora do curso, professora Márcia Castro, essa é a 14ª edição do projeto, que ocorre anualmente. Três dessas edições foram realizadas em Fortaleza, 2013, 2016 e 2018.

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O público-alvo do curso são estudantes do Brasil de pós-graduação com foco em saúde pública, residentes ou estudantes do Curso de Especialização em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS (EPISUS).

Temas debatidos no curso UFC & Havard

Entre os temas que são abordados no curso, estão a análise do impacto da covid-19 em Fortaleza; a análise do sistema de saúde do Brasil; o estudo de doenças como HIV/AIDS, sífilis e arboviroses; e a abordagem sobre saúde mental, insegurança alimentar, desenvolvimento infantil e violência. “A ideia é que o curso possa contribuir para formulação de políticas públicas”, comentou Márcia Castro.

A coordenadora do curso na UFC e professora do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina (Famed), Márcia Machado, destaca a importância do intercâmbio de ideias proporcionado aos estudantes. “São debatidos temas que sejam situações-problema de onde está sendo feito o curso – nesse caso, o Estado do Ceará – e a gente discute todo um referencial epidemiológico de quais os problemas mais prevalentes neste momento”, explica. Outro detalhe importante é que os participantes também têm a oportunidade de entrar em contato com professores e pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

A professora Márcia Machado também enfatiza que essa parceria permite troca de experiências por meio de projetos de pesquisa, com a vinda de estudantes e professores da Universidade de Harvard para o Ceará e vice-versa. “Isso aumenta bastante a internacionalização [da UFC]”, comenta.

A estudante do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da UFC Beatriz Braz, que também é médica na atenção primária de saúde, destaca a experiência que o curso tem proporcionado. “Tem sido uma incrível oportunidade de aprendizado e crescimento para mim com aulas com professores de diferentes backgrounds”, afirma.

Para ela, o conteúdo que mais tem chamado a atenção é o debate sobre a pandemia de covid-19 e sua relação com a história da saúde pública. “Acredito que estamos vivendo um momento muito intenso historicamente e de muitas mudanças, logo, aprender sobre a história da saúde pública no País é essencial para conseguirmos abordar os problemas atuais da melhor forma possível”, avalia.

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Também participam do curso os estudantes de pós-graduação da UFC Renata Castro Kehdi, do Programa de Pós-Graduação em Medicina Translacional (doutorado); Renata de Barros Bruno Ximenes, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública (doutorado); e Higor da Silva Monteiro, do Programa de Pós-Graduação em Física (mestrado).

Sobre o curso

O curso é oferecido pela Universidade de Harvard, em parceria com a UFC, o Instituto da Primeira Infância (IPREDE) e o Centro David Rockefeller para Estudos Latino-Americanos e conta com o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV).

A capacitação ocorre anualmente, com inscrições geralmente abertas em setembro e feitas por meio do site da David Rockefeller Center for Latin American Studies.


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