PROCESSO SELETIVO

Sisu e Prouni abrem inscrições em fevereiro; Fies, em março

Para concorrer aos processos seletivos, é preciso ter feito o Enem

Compartilhe:
19 de janeiro de 2022
Portal GCMAIS

Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem começar a se organizar para se inscrever nos processos seletivos que ofertam vagas para universidades públicas e privadas ou para o financiamento de vagas em instituições privadas de ensino. O Ministério da Educação divulgou, nesta semana, o calendário de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Sisu e Prouni abrem inscrições em fevereiro; Fies, em março
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

As inscrições para o Sisu começam no dia 15 de fevereiro e podem ser feitas até as 23h59 do dia 18 de fevereiro. Já o prazo de inscrição para o ProUni será de 22 a 25 de fevereiro. E do dia 08 ao dia 11 de março poderão se inscrever os candidatos ao Fies, que este ano oferta 110 mil 925 vagas.

O MEC informa que o número de vagas disponíveis no Sisu e no Prouni será divulgado em breve, assim como os três editais com os cronogramas completos e critérios dos processos seletivos de 2022.

As inscrições para todos os três processos seletivos são gratuitas e devem ser feitas, exclusivamente, pela internet. Em todos os processos seletivos a classificação é feita com base na nota obtida na edição mais recente do Enem. Já para o Fies, quem fez uma das edições do Enem a partir de 2010 até a mais recente pode se inscrever.

Sisu

Pode participar do Sisu quem fez o Enem e não tirou zero na redação. A seleção é feita com base nas notas que o candidato obteve na prova, mas o método de escolha varia conforme o curso e a instituição. Isso porque os pesos das notas em cada matéria são diferentes, conforme a área de interesse.

Critérios para bolsas do ProUni

Para obter a bolsa integral, o interessado precisa comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. No caso de bolsas parciais (50%), é preciso comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa da família, de até três salários mínimos.

Fies

O Fies é um programa do governo federal destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições para o Fies ocorrem duas vezes por ano, antes do início das aulas em cada semestre.

Leia também | Renegociação do Fies pode atender mais de 1 milhão de estudantes

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.