A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) apreendeu 11 paredões de som entre o sábado (23) e domingo (24), nos bairros da cidade. O funcionamento destes equipamentos em praças, praias e demais logradouros públicos é proibido por lei. Em caso de descumprimento, o infrator tem o equipamento apreendido e recebe multa a partir de R$ 1.346,93.
No sábado, um paredão foi apreendido no bairro José Walter. Outros 10 foram apreendidos no dia seguinte nos bairros: Jardim das Oliveiras, Lagoa Sapiranga (Coité), Lagoa Redonda, Sapiranga, Autran Nunes, Novo Mondubim, Dendê, Mondubim, Messejana e Vila Peri.
O balanço da Agefis ainda mostra 41 fiscalizações em estabelecimentos comerciais e logradouros públicos, que resultaram na apreensão de 11 paredões de som, 14 notificações, 12 autuações e 7 interdições a estabelecimentos e 3 atividades encerradas pelo descumprimento do decreto de enfrentamento à Covid-19.
As irregularidades foram registradas nos bairros Vicente Pinzón, Cidade 2000, Parquelândia, Parque Araxá, Amadeu Furtado, Aldeota, Meireles, Cidade dos Funcionários e Centro. Dentre as irregularidades constatadas estão a aglomeração de pessoas, a ocupação do passeio, o embaraço ao trânsito de pedestres e veículos, e o funcionamento e comércio de bebidas após às 22h.
A Agefis também atuou, de forma preventiva, com equipes fixas, em locais como a Praia dos Crush, Praia de Iracema, Largo da Mocinha, Mercado dos Pinhões e Praça da Gentilândia.
As ações tiveram o apoio da Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam) — da Guarda Municipal de Fortaleza — da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), do Corpo de Bombeiros e do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA).
Denúncias podem ser feitas por meio das centrais 190 e 156.
Leia mais | Polícia Civil encerra festa rave com 80 participantes em Aquiraz
Polícia Militar encerra funcionamento de cerca de 352 estabelecimentos no Ceará
Baile funk com cerca de 200 pessoas é encerrado no Conjunto Palmeiras, em Fortaleza