MOBILIDADE

Sarto anuncia frota extra de 200 ônibus nos horários de pico em Fortaleza

Frota extra deve circular por 60 dias e será distribuída nas linhas com maior demanda

Compartilhe:
5 de fevereiro de 2021
Ninho Digital

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), anunciou nesta sexta-feira (5) acréscimo de 200 ônibus nos horários de pico para o transporte público da Capital cearense. A frota extra circula por 60 dias e será distribuída nas linhas com maior demanda, conforme estudos da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

Sarto anuncia frota extra de  200 ônibus nos horários de pico em Fortaleza
Foto: Rodrigo Carvalho

Segundo Sarto, a frota extra ajudará os usuários a obedecer o distanciamento social nos ônibus e nos terminais em horários de lotação, principalmente no início da manhã e no fim da tarde, durante a semana.

A partir de terça-feira (9), começam a circular 50 novos coletivos. Até o sábado (12), mais 100 veículos serão acrescidos à frota, chegando, a partir do dia 17 de fevereiro, a 200 ônibus extras.

Leia mais | Prefeitura de Fortaleza discutirá possibilidades para não reajustar passagem de ônibus

Ministério Público

Durante a semana, o Ministério Público entrou com um recurso recomendando 100% da frota nas ruas. Segundo o órgão, a medida deve vigorar enquanto permanecer a situação de pandemia.

O Ministério Público ainda reforçou a tese de que não há violação à ordem e economia públicas caso a frota volte a funcionar em sua integralidade durante os horários de maior circulação de pessoas na Capital.

AMC

Para fiscalizar a superlotação nos transportes coletivos, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) anunciou, no fim de janeiro, ações para acompanhar o cumprimento das normas sanitárias contra o coronavírus.

“Estamos fazendo um planejamento para garantir a segurança dessas pessoas que usam o transporte público. As entidades patronais foram chamadas para buscar soluções e acredito que vamos apresentar o resultado da discussão nos próximos dias”, completou o secretário de Segurança Cidadã, Coronel Eduardo Holanda.

Novo decreto

Estabelecimentos comerciais que oferecem serviços não essenciais em Fortaleza tiveram o horário de funcionamento reduzido desde quarta-feira (3). O governador Camilo Santana anunciou, em uma live, ao lado do prefeito José Sarto e o secretário da Saúde Dr. Cabeto, que esses locais só deveriam funcionar até 20 horas.

“Mais uma vez pedimos, a todos e todas, ainda estamos vivendo em uma pandemia. Os médicos estão sobrecarregados”, declara o prefeito José Sarto.

Leia mais | Abrasel considera novas medidas restritivas no Ceará um novo lockdown

Entenda o que diz o decreto:
– Entre as 20h até as 6h do dia seguinte, de segunda a domingo, fica suspenso o funcionamento do comércio, da indústria e de serviços não essenciais.
– Nos sábados e domingos, estabelecimentos que trabalham com alimentação só podem realizar atendimento presencial até as 15h. Isso é válido para restaurantes, praças de alimentação, barracas de praia e restaurantes de shopping centers.
– Os serviços de delivery, inclusive por aplicativos, continuam permitidos em qualquer horário.
– Serviços essenciais podem continuar funcionando em qualquer horário. São eles:

  • serviços públicos essenciais
  • supermercados
  • postos de combustível
  • farmácias
  • hospitais e demais unidades de saúde e de serviços odontológicos de emergência
  • laboratórios de análises clínicas
  • segurança privada
  • imprensa, meios de comunicação e telecomunicação em geral
  • funerárias
WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.