Ícone do site Portal GCMAIS

Mais de 88% das UTIs e 90% das enfermarias para adultos em Fortaleza estão ocupadas

Mortes por Covid-19 entre profissionais da saúde aumentaram 31% durante a segunda onda da pandemia no Ceará

De todos os casos confirmados, 9 em cada 10 profissionais da saúde se recuperaram do coronavírus, 98% do total. Foto: Governo do Ceará

É cada vez mais preocupante o número de pessoas que contraíram o coronavírus e precisaram ir às Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em Fortaleza. Segundo a plataforma IntergraSus, da Secretaria da Saúde do Ceará, 88,89% das UTIs  para adultos na Capital estão ocupadas. Nas enfermarias, a situação é ainda pior: 90.91% de ocupação. Estes dados foram atualizados às 21h do último sábado (6).

Entre as UTIs infantis, 47,62% estão ocupadas por crianças com o coronavírus. A situação é ainda mais preocupante diante do retorno às aulas e o risco de disseminação da covid-19 entre os mais jovens.

Leia também | Meireles e Aldeota concentram a maior parte dos casos de covid-19 de janeiro

“Os pais devem investir em educação, higienização, uso de máscara, tomar banho assim que chegar em casa. E mais que isso, conscientizar os adultos sobre o exemplo que eles devem dar para as crianças”, diz o médico pediatra Fabrício César Aderaldo Menezes, diretor técnico do Hospital Infantil Filantrópico Sopai, em Fortaleza.

Cinco unidades de saúde da Capital estão sem nenhum leito disponível. Outras cinco estão em uma situação preocupante. No Hospital Otoclínica, 90% das UTIs estão sendo utilizadas, com apenas mais duas ainda disponíveis. No Hospital Estadual Leonardo Da Vinci, referência no combate à covid-19 no Ceará, dos 96 leitos, apenas 11 estão livres. Já o Albert Sabin, especialista em medicina pediátrica, só 4 UTIs infantis não estão sendo usadas.

Publicidade

Números da covid-19 na Capital

Segundo o boletim do último sábado, 4.394 pessoas morreram por complicações da covid-19 em Fortaleza desde o início da pandemia. No acumulado, 101.866 casos de infecção pelo vírus já foram confirmados. Outros 15.983 ainda estão em investigação.

Na busca de reverter esse quadro, a Prefeitura de Fortaleza já vacinou 67.313 pessoas desde o início da campanha de imunização na Capital, há 20 dias. Nesta fase, estão sendo vacinados os idosos com mais de 75 anos, que precisam realizar um agendamento prévio na plataforma Vacine Já, e os idosos com mais de 90 anos, que podem receber uma dose sem a necessidade de agendamento. Três novos centros de vacinação foram disponibilizados pela Prefeitura neste fim de semana, e outros devem abrir nos próximos dias.

Sair da versão mobile