Neste domingo (12), Fortaleza iniciou o processo de vacinação contra a Covid-19 dos profissionais das forças de segurança e salvamento, incluindo as Forças Armadas. Neste momento, a expectativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é de contemplar, no Centro de Eventos do Ceará, 1.500 profissionais agendados pelas instituições em que atuam. A logística implantada para ampliar os grupos prioritários contemplados pela campanha cumpre determinação do Ministério da Saúde.
No início da manhã, ao comparecer ao Centro de Eventos no horário determinado para o próprio atendimento, a delegada Ana Cristina Guedes, membro da Polícia Civil do Estado do Ceará, elogiou a estratégia. Acometida pela Covid-19 em 2020 em virtude do exercício de sua função, ela destacou a importância do recebimento do imunobiológico.
“Estou muito feliz e grata pelos esforços dos nossos governantes, sobretudo, do governador Camilo e do prefeito Sarto. Nós trabalhamos diretamente com o público. Inclusive, fui contaminada pelo novo coronavírus na delegacia. Então, evidentemente, a vacina faz toda a diferença, aumenta a proteção e renova a esperança. Espero que toda a nossa população seja vacinada, pois este é um meio fundamental para conter o avanço de toda essa pandemia”, avaliou.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
Sobre a quantidade de doses recebidas
A titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ana Estela Leite, detalhou a estratégia de distribuição das remessas disponíveis. “As doses recebidas para aplicação em profissionais das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas equivalem a 12% do total deste grupo. Tão logo novas doses específicas para estes trabalhadores cheguem ao Município, daremos continuidade”, informou. O serviço vem ocorrendo mediante agendamento prévio, conforme listagem enviada pelos órgãos de atuação. A relação nominal está disponível no site da Prefeitura.
Leia também | Confira a lista de profissionais da segurança agendados para domingo (11)
Esperança renovada
Também contemplado com a primeira dose da vacina, cabo Mendonça comemorou e estimou os impactos da iniciativa. “Como os trabalhadores da saúde, nós, profissionais das forças de segurança, também não paramos em momento algum. Fazer parte dos grupos prioritários traz uma sensação muito boa. Agora, estaremos um pouco mais seguros para executar os nossos serviços nas ruas, seja combatendo o crime, seja fazendo valer os decretos estabelecidos para a contenção da doença”, afirmou.
Prioridades entre profissionais da segurança
Conforme o Ministério da Saúde, entre os profissionais de segurança, são prioridades:
- Trabalhadores envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes;
- Trabalhadores envolvidos em resgates e atendimento pré-hospitalar;
- Trabalhadores envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra a covid-19;
- Trabalhadores envolvidos nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público independente da categoria.
>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<
Os demais trabalhadores da segurança que não se enquadram na lista devem aguardar o andamento da campanha nacional para receber a vacina. A nota do Ministério da Saúde detalha que não são prioritários os trabalhadores que exercem as seguintes atividades:
- Ações de apoio logístico ao PNO;
- Transporte de insumos para áreas com alto grau de contaminação;
- Ações de vigilância de fronteiras, espaço aéreo, espaço marítimo e controle de tráfego aéreo e marítimo;
- Apoio à ações de combate aos crimes transnacionais e ambientais. Demais militares.
Ceará supera meta inicial de cadastro para vacinação de profissionais da segurança
O Ceará tem 25.217 mil profissionais da segurança e salvamento, que atuam na linha de frente, cadastrados para receber a vacina contra a Covid-19. Destes, 21.745 já receberam a confirmação do cadastro, o que representa 86,2% do total de servidores que fizeram o procedimento. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), a meta inicial era cadastrar 20.822 pessoas do grupo, que estão mais expostos aos riscos da doença, nesta etapa. O propósito foi alcançado na última segunda-feira (5).
Leia também | Covid: média de casos cai 72% em Fortaleza, mas mortes têm tendência de aumento
Somente em Fortaleza, foram realizados 14.258 cadastros, sendo que 12.509 profissionais da segurança já receberam o email de confirmação e aguardam a para aplicação da vacina.