O calendário de vacinação da Coronavac segue com atraso em Fortaleza. Para a segunda dose são necessárias 20.072 doses do imunizante, que só foi suficiente para a aplicação realizada nesta segunda-feira (10).
A informação foi repassada pela Secretária de Saúde do Município, Ana Estela Leite. De acordo com a secretária, as doses recebidas nas últimas semanas não foram suficientes para suprir a demanda necessária para o reforço do imunizante, dessa forma, o prazo para aplicação da segunda dose está comprometido.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
No último sábado (8), 8.960 idosos foram vacinados com a segunda dose. Mesmo assim, mais de 3.500 pessoas que estavam agendadas não compareceram aos locais de vacinação. Os números foram divulgados pelo prefeito de Fortaleza, José Sarto.
Ao todo, 38.872 pessoas estavam no prazo entre os dias 29 de abril e 1º de maio para tomar a segunda dose da Coronavac. No dia 2 de maio, foram recebidas 4.130 doses, afirma a secretária Ana Estela Leite. Já no dia 7 de maio, houve um reforço de mais 14.670 doses do imunizante.
Critérios para aplicação da segunda dose
Entre os critérios necessários para para o agendamento de pessoas com segunda dose atrasada, é levado em conta o maior tempo de aplicação da primeira dose e o idoso de maior idade é priorizado. A secretária reforça o empenho que o estado tem feito para conseguir trazer mais vacinas, e diz que a expectativa é que novos lotes cheguem nos próximos dias.
Na última sexta-feira (7), chegou ao Ceará um novo lote com 38 mil doses de Coronavac para aplicação da segunda dose. No sábado (8), mais de 11 mil doses do imunizante chegaram a capital, e foram encaminhadas aos municípios.
Confira mais detalhes na entrevista da Secretária Ana Estela Leite, concedida a repórter Natália Campos.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<