Ícone do site Portal GCMAIS

Anvisa notifica caso suspeito da variante indiana da covid-19 em Fortaleza

Foto: Divulgação

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) foi notificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre um caso suspeito da variante indiana da covid-19 em Fortaleza. O paciente suspeito é um homem de 35 anos que desembarcou da Índia na Capital e ficou em isolamento por prevenção, sem apresentar sintomas. A Sesa e outros órgãos de saúde e vigilância sanitária do Estado e do Município acompanham o caso.

Segundo a nota da Secretaria da Saúde, o caso foi notificado no dia 17 de maio. No dia seguinte, equipes técnicas da Vigilância Sanitária do Estado, do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) e uma equipe de Epidemiologia do Município de Fortaleza visitaram o local de isolamento do viajante.

Leia também | Maranhão confirma os primeiros casos de covid-19 por cepa indiana no Brasil

O passageiro chegou em Fortaleza no dia 9 de maio e ficou em isolamento preventivo, seguindo as recomendações das autoridades sanitárias. Ele testou positivo para a covid-19 cerca de 10 e 11 dias depois de chegar à Capital, mas não apresentou sintomas. Um novo teste foi feito em 18 de maio, mas, dessa vez, o resultado foi negativo.

O viajante veio para Fortaleza acompanhado de um colega da empresa, que realizou teste de covid nos dias 10 e 12 de maio, mas teve resultado negativo nos dois casos. Ele também não apresentou nenhum sintoma.

Publicidade

Em nota, a Secretaria da Saúde do Ceará ressaltou que monitora o paciente e acompanha as análises laboratoriais que visam identificar se, de fato, trata-se de um caso da variante indiana em Fortaleza. “É importante ressaltar que todos os viajantes que chegam ao Ceará oriundos de países com circulação de variantes devem cumprir autoquarentena de 14 dias”, recomenda o órgão.

Leia também | Especialista aponta os prejuízos e desafios do ensino na pandemia: “educação é prioridade para uma nação”

Variante indiana em Fortaleza: “outras 12 cidades do Ceará podem ter casos da nova cepa”, afirma especialista

Nessa quinta-feira (20), em entrevista ao Jornal da Cultura, da TV Cultura, o médico sanitarista Gonzalo Vecina comentou a chegada da variante indiana do coronavírus ao Brasil. Segundo ele, além de Fortaleza, mais 12 cidades no Ceará possuem casos da nova cepa.

Maranhão confirma os primeiros casos de covid-19 por variante indiana no Brasil

A Secretaria da Saúde do Maranhão confirmou nesta quarta-feira (20) os primeiros casos no Brasil de pessoas infectadas com a cepa indiana do coronavírus. Segundo o órgão os infectados são seis pessoas que estavam no navio Shandong da Zhi, embarcação fretada pela Vale para carregar minério de ferro da África do Sul para São Luís, capital maranhense.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

A informação foi divulgada em uma entrevista coletiva concedida pelo secretário de saúde Carlos Lula. Ele alertou, ainda, que cerca de 100 tiveram contato com os tripulantes da embarcação que estavam infectados. Segundo ele, todas elas serão testadas e acompanhadas pela Secretaria.

O navio está ancorado na costa de São Luís. Um dos tripulantes infectado com a cepa indiana está internado em um hospital particular com o quadro de saúde estável.

Sair da versão mobile