Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
COVID-19
Das 50 mil pessoas que perderam o agendamento da 3ª fase, apenas 13 mil participaram da ‘repescagem’
Cerca de 56,9% da meta da terceira fase já foi imunizada
IURY FIGUEIREDO
Postado em 28 de maio de 2021
Das 50 mil pessoas que perderam o agendamento da 3ª fase, apenas 13 mil participaram da ‘repescagem’
Foto: Prefeitura de Fortaleza

Os números da 3ª fase de vacinação contra covid-19 em Fortaleza ainda preocupam. Mesmo com dois dias de repescagem para as pessoas com comorbidades que perderam o agendamento, o Município só conseguiu vacinar cerca de 13 mil pessoas. A meta era alcançar o público de 50 mil faltosos desta fase de vacinação.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“Vocês acompanharam que, ao longo dessa semana, especificamente na quarta e na quinta, nós fizemos dois dias de repescagem. Não tivemos agendamento para esses dias porque a gente tinha um público de mais de 50 mil pessoas que tinham sido agendadas e não tinham recebido a vacina”, disse a secretária municipal da Saúde, Ana Estela Leite. “E aqui, importante dizer, apesar de a gente ter um número superior a 50 mil, nestes dois dias apenas cerca de 13 mil pessoas da terceira fase compareceram nesses dois dias para receber a vacinação”.

Segundo o vacinômetro da Prefeitura de Fortaleza, até a última quinta-feira (27), 900.998 doses de vacinas contra covid-19 já haviam sido aplicadas na Capital. Destas, 580.207 são de primeira dose e outras 320.791 são da segunda dose.

Só na terceira fase, 116.565 pessoas já receberam pelo menos uma dose do imunizante até o dia 27 de maio. Segundo a secretária Ana Estela Leite, esse número representa cerca de 56,9% da meta de vacinação.

Leia também | Vacinação em Fortaleza acontece em 57 pontos neste sábado (29)

Confira o balanço da vacinação em Fortaleza

Correção de cadastro da 3ª fase

Cerca de 25 mil pessoas que fazem parte da terceira fase de vacinação, apesar de terem realizado o cadastro, não foram chamadas. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, essas pessoas deixaram de identificar qual a comorbidade que elas possuem e, por isso, não foram convocadas.

“Nós agendamos, até o dia 25, cerca de 160 mil pessoas contempladas com essa terceira fase. Ficaram, ainda, que não foram agendadas e foram cadastradas, em torno de 25 mil pessoas. Essas pessoas não identificaram qual a comorbidade que elas têm”, explicou a secretária Municipal da Saúde, Ana Estela Leite na última terça-feira.

Ela explicou, ainda, que esse grupo deve acessar a plataforma Saúde Digital e editar as informações. “É preciso que você acesse o seu cadastro e faça uma edição identificando qual a sua comorbidade. Serão vacinadas as pessoas cujas comorbidades foram elencadas como prioritárias e contempladas nessa terceira fase pelo Ministério da Saúde”, disse a titular da Pasta.

Leia também | Vacinação em Fortaleza: lista de agendados para esta sexta, 28 de maio (28/05)

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

 


Deixe seu comentário