CONFIRA O FUNCIONAMENTO

Feriado de Corpus Christi: o que abre e o que fecha nesta quinta-feira, 3 de junho, em Fortaleza

Alguns serviços e estabelecimentos não irão funcionar durante esta data, confira

Compartilhe:
2 de junho de 2021
Márcia Catunda

Nesta quinta-feira (3) é comemorado o feriado de Corpus Christi. A data, que faz parte do calendário católico, não é um feriado nacional, mas altera o funcionamento de diversos serviços nas cidades que decidem aderir pela folga, como Fortaleza.

Feriado de Corpus Christi: o que abre e o que fecha nesta quinta-feira, 3 de junho, em Fortaleza
Foto: CMFOR

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O Corpus Christi, que significa “corpo de Cristo”, celebra a eucaristia, o sacramento da Igreja Católica que relembra a Última Ceia. Assim como outras datas cristãs, esta celebração varia de acordo com a Páscoa, acontecendo sempre 60 dias após o Domingo de Páscoa e 10 dias após Pentecostes. Em 2021, o último dia da Semana Santa aconteceu em 4 de abril e, por isso, a data de Corpus Christi caiu em 3 de junho, na próxima quinta.

Leia também | Vacinação em Fortaleza: lista de agendados para esta quarta, 2 de junho (02/06)

Confira o que abre e o que fecha durante o feriado de Corpus Christi em Fortaleza

Lojas de rua

Durante a data de Corpus Christi, as lojas de rua de Fortaleza devem manter o funcionamento, abrindo das 10h às 19h. Segundo informou Assis Cavalcante, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), o Dia dos Namorados, comemorado no dia 12, é a terceira data mais importante para o comércio da cidade, logo atrás do Dia das Mães e do Natal, e por isso a abertura no feriado é essencial.

“Esperamos uma recuperação nas vendas, sem esquecer de seguir as recomendações para prevenção do coronavírus: uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos”.

Shoppings

Assim como as lojas de rua, os shoppings devem manter o funcionamento durante este feriado nas lojas, quiosques e praças de alimentação. Este comércio deve abrir entre as 12h e 21h para aproveitar a proximidade com o feriado do Dia dos Namorados.

O que muda são os serviços de órgãos públicos, como o Detran, a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), a Etufor, entre outros que ficam dentro dos shoppings. Nestes casos, o funcionamento será suspenso durante a data.

Supermercados

O funcionamento dos supermercados não deve ser alterado durante o feriado desta quinta-feira, já que as únicas datas em que o setor suspende os serviços, oficialmente, é 1º de janeiro e 25 de dezembro. Quanto aos horários, não há nenhuma determinação sobre alterações no horário de abrir e fechar nesta data, mas alguns estabelecimentos podem reduzir o expediente.

Agências Bancárias

As agências bancárias em Fortaleza devem suspender os atendimentos durante esta quinta-feira (3). A data é prevista no Artigo 5º da Resolução 2.932, de 28.02.2002 que lista todas as comemorações em que o funcionamento dos bancos e do mercado financeiro é suspenso.

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.