Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
MOBILIDADE
Av. Imperador recebe nova faixa exclusiva de ônibus e ciclofaixa
A medida vai beneficiar passageiros de ônibus que trafegam em 51 linhas ao longo da avenida.
Redação GCMAIS
Postado em 8 de junho de 2021
Av. Imperador recebe nova faixa exclusiva de ônibus e ciclofaixa
Foto: Prefeitura de Fortaleza

Como parte do conjunto de intervenções de segurança viária desenvolvidas para o Centro da Cidade, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) concluiu, nesta terça-feira (8), uma nova faixa exclusiva de ônibus e ciclofaixa na Av. Imperador. A via também recebeu serviços de recapeamento, além de ter toda a sua sinalização revitalizada.

A medida vai beneficiar passageiros de ônibus que trafegam em 51 linhas ao longo da avenida. A faixa, que tem 1,7 km de extensão, está localizada no lado direito da via e liga a Av. Castro e Silva à Rua Instituto do Ceará.

Ciclistas também terão garantido um espaço de circulação para realizarem seus deslocamentos com segurança. A ciclofaixa, que também interliga a Av. Castro e Silva à Rua Instituto do Ceará, fica no lado esquerdo da Av. Imperador e posteriormente se conectará à ciclovia da Av. José Bastos.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Nova velocidade

A sinalização horizontal implantada indica ainda um novo limite de velocidade na Av. Imperador que passa a ser de 50 km/h. As placas serão instaladas ao longo deste mês. Será dado um período educativo de seis meses para que os motoristas se adaptem à alteração. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), readequar a velocidade de 60 para 50 km/h em uma via aumenta em dez vezes a chance de uma pessoa atropelada sobreviver.

O excesso de velocidade interfere no campo visual do motorista, dificultando a percepção de pedestres e outros obstáculos nas ruas. Em Fortaleza, este é o principal comportamento de risco cometido. Conforme pesquisa realizada pelo órgão de trânsito, disponibilizada no Relatório Anual de Segurança Viária, 13% dos veículos excederam a velocidade no ano passado.

Em um balanço geral, realizado entre 2016 e 2020, a AMC aponta que houve uma redução de 67% no número de acidentes fatais, além de uma queda de 20,9% de casos com vítimas lesionadas, nas vias que tiveram o limite readequado.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<


Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do GC+. Se achar algo que viole os termos de uso clique aqui para reportar.

  • Rômulo

    É sobre essa e outras histórias que deixam o mês de Junho, o mês do Orgulho LGBTQIA+, mais colorido e nos dar forças para seguir em frente. Uma história linda!!!

Deixe seu comentário