Vacinação em Fortaleza: segunda dose antecipada? Confira a orientação da Prefeitura | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
COVID-19
Vacinação em Fortaleza: segunda dose antecipada? Confira a orientação da Prefeitura
Confira o que a Prefeitura de Fortaleza orienta para as pessoas que estão esperando tomar a segunda dose da AstraZeneca
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 23 de julho de 2021
Vacinação em Fortaleza: segunda dose antecipada? Confira a orientação da Prefeitura
Foto: Prefeitura de Fortaleza

Cerca de 39 mil pessoas estão agendadas para receber a segunda dose da vacina contra covid-19 nesta sexta-feira (23). Porém, para alguns desses cidadãos, este agendamento foi uma surpresa, já que veio antes da data marcada no cartão de vacinação. Questionada pelo GCMAIS, a Prefeitura de Fortaleza informou que não se trata de uma antecipação da dose de reforço e recomendou que a população fique atenta aos agendamentos.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Vacinação em Fortaleza: confira a lista de agendados para sexta-feira, 23 de julho (23/07)

Aline Gouveia, secretária adjunta da Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza, explicou que, no caso do imunizante da AstraZeneca, o intervalo entre a primeira e a segunda dose é de 30 a 90 dias. “Portanto, qualquer agendamento que esteja dentro desse intervalo não está nem atrasado e nem antecipado. Ele está, na verdade, sendo o agendamento ideal preconizado pelo laboratório da vacina”, reforça.

Leia também | Com avanço da vacinação, setores de comércio e serviço buscam recuperar os prejuízos da pandemia

Por este motivo, a secretária adjunta orienta: “é importante que, a partir do 30º, dia as pessoas [que tomaram a primeira dose] acompanhem as listas diárias para saber se você está agendado”.

Nos casos em que a pessoa não conseguiu acompanhar as listas de agendamento, a Prefeitura também possui uma orientação. “Você observa, no seu cartão de vacinação, aquela data que está escrita para a sua segunda dose. Se chegar o dia e você não tiver sido agendado, você pode procurar qualquer ponto de vacinação que terá a sua segunda dose aplicada”, explica Aline Gouveia. Ela reforça que este procedimento é exclusivo para as pessoas que tomaram a vacina da AstraZeneca.

Leia também | Dia D de multivacinação contra a gripe e outras 16 doenças acontece no sábado (24)

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<


Deixe seu comentário