Após a morte de um feirante durante um confronto com agentes da Guarda Municipal, o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), disse, em uma rede social, que determinou “prioridade máxima” na busca de soluções para os ambulantes do Centro. Na publicação, o gestor também lamenta “os episódios de violência” e afirma que abriu um processo administrativo para apurar o caso.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Leia também | Influenciadora digital filma próprio assalto na Beira Mar de Fortaleza
O conflito entre a Guarda Municipal e os ambulantes da região próxima à rua José Avelino começou por volta das 2h da madrugada. Os agentes de segurança dispararam bombas de efeito moral e balas de borracha. Nadson Abdnego, um feirante de 30 anos, foi atingido durante o confronto, chegou a ser socorrido e levado para o Instituto Doutor José Frota, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Outros dois ficaram feridos, segundo a associação dos ambulantes.
Por volta das 10h45, o prefeito de Fortaleza tratou sobre os ambulantes José Avelino em uma publicação nas redes sociais: “Estabeleci prioridade máxima para, juntos, encontrarmos uma alternativa digna para os ambulantes que ocupam o entorno da rua José Avelino. Uma solução que respeite o uso e a ocupação dos espaços públicos e o decreto de isolamento social em vigor”, escreveu.
Sobre a ação das forças de segurança que resultou na morte do feirante, Sarto publicou: “Informo ainda que conversei com as autoridades de segurança pública do Estado para acompanhar as investigações dos fatos ocorridos durante a operação de fiscalização nesta madrugada. Determinei também a abertura de processo administrativo para apurar com todo rigor possíveis excessos”.
Leia também | Beneficiários do Bolsa Família receberão vale gás a partir de setembro
O prefeito concluiu a sua declaração lamentando o episódio de violência e informando que a gestão mantém um diálogo aberto com os trabalhadores. “Lamento os episódios de violência e me solidarizo com as vítimas. Vou empregar toda minha energia para evitar novos confrontos. A Prefeitura de Fortaleza mantém canais de diálogo aberto com os trabalhadores para garantir o ordenamento urbano e evitar aglomerações na área”, conclui.
A região do entorno da rua José Avelino é motivo constante de conflito, mesmo em gestões anteriores à de Sarto. No último sábado (14), os agentes da Guarda Municipal já haviam entrado em confronto com os ambulantes da região.
Estabeleci prioridade máxima para, juntos, encontrarmos uma alternativa digna para os ambulantes que ocupam o entorno da rua José Avelino. Uma solução que respeite o uso e a ocupação dos espaços públicos e o decreto de isolamento social em vigor.
— Sarto (@sartoprefeito12) August 18, 2021
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<