EFEITO COLATERAL

Pediatra alerta para efeitos colaterais que adolescentes podem ter com vacinação

Analgésicos e antitérmicos podem ser usados para amenizar os sinais

Compartilhe:
26 de agosto de 2021
A10

A lista de agendamento da vacinação contra a Covid-19 para o próximo domingo foi divulgada pela Prefeitura de Fortaleza, nesta quinta-feira (26). De acordo com a Secretaria de Saúde do Ceará, em pouco mais de um ano e meio, quase 70 mil pacientes desta faixa etária positivaram para a doença.

Pediatra alerta para efeitos colaterais que adolescentes podem ter com vacinação
Foto: Prefeitura de Fortaleza

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Pais e responsáveis devem observar os principais pontos sobre possíveis efeitos colaterais no público entre 12 e 17 anos. Atualmente, apenas o imunizante da Pfizer/BioNTech foi liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil.

Novos dados mostram que, entre milhões de adolescentes que receberam a vacina Pfizer contra a Covid-19, a maioria dos que relataram efeitos colaterais experimentou condições não sérias e a miocardite cardíaca foi listada entre 4,3% de todos os relatos.

A miocardite é a inflamação do músculo cardíaco e a pericardite é a inflamação do revestimento externo do coração. De acordo com a pediatra, Vanuza Chagas, os eventos são raros e a aplicação da Pfizer é segura.

“A vacina é segura e esses eventos são raros. O risco do adolescente contrair a Covid-19 é muito maior do que qualquer reação adversa da vacina. Não há contraindicação”, avalia.

Dados publicados pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos revelam que entre 8,9 milhões de adolescentes vacinados entre dezembro e julho, foram recebidos relatórios de eventos adversos para cerca de 1 por 1.000 vacinas.

Vanuza Chagas reforça a importância da imunização para toda a população, incluindo os adolescentes. A pediatra mostra preocupação com as variantes que circular em todo o País e pode inclusive infectar adolescentes.

“Com essas variantes que surgem, existe a preocupação do vírus se tornar mais resistente. Quanto mais demorar para atingir o maior número da população, mais a variante adquire resistência e podemos não conseguir sucesso com a vacinação”, disse.

Efeitos colaterais

De acordo com a pediatra, Vanuza Chagas, a vacina pode ocasionar dor local, febre e dor de cabeça. Como os adolescentes são um público com o sistema imunológico extremamente ativo, os efeitos podem ser mais sentidos. Compressas de gelo podem amenizar a dor no local da aplicação. Já analgésicos e antitérmicos podem ser usados, mas apenas após o aparecimento dos efeitos e não antes, como prevenção aos sinais que possam surgir. Um médico deve ser consultado antes de administrar qualquer remédio.

Leia também | Fortaleza divulga lista de agendamento da vacinação de domingo (29) com adolescentes até 16 anos

Início da vacinação

A vacinação para adolescentes começa nesta quinta-feira (26), com o atendimento daquelas pessoas que estão em leitos, seja por deficiências ou doenças. Os adolescentes do público geral serão atendidos a partir do sábado (28). A Prefeitura de Fortaleza já divulgou as listas de agendamento até esta data.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.