Outubro Rosa: saiba onde fazer exames de mamografia gratuitos em Fortaleza | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
SAÚDE
Outubro Rosa: saiba onde fazer exames de mamografia gratuitos em Fortaleza
Os médicos alertam sobre a importância do diagnóstico precoce da doença
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 1 de outubro de 2021
Outubro Rosa: saiba onde fazer exames de mamografia gratuitos em Fortaleza
Foto: Pexels

A campanha do Outubro Rosa começa nesta sexta-feira (1º) com a proposta de conscientizar a população sobre o câncer de mama. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) é que o Brasil registra cerca de 66 mil casos de câncer por ano. A situação pode ter ficado ainda pior durante o ano passado, graças à pandemia de covid-19, que impediu que diversas pessoas procurassem um diagnóstico.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Saiba onde fazer emissão de 1ª e 2ª via do RG no Ceará

O mastologista e diretor médico do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), Antônio de Pádua Almeida Carneiro, explica a importância do diagnóstico precoce para o tratamento da doença.

“Quanto mais cedo diagnosticado, maiores são as chances de cura, menos mutilante é uma cirurgia e você consegue uma preservação da estética masculina ou feminina em maior proporção de casos”, afirma.

Ele explica, ainda, que “as alterações no estilo de vida, como manter o peso corporal adequado, ou seja, ter uma dieta que mantém o peso sem grandes variações ao longo da vida, adotar uma alimentação saudável rica em frutas, legumes, verduras e cereais, e principalmente alimentos integrais, além de evitar alimentos processados, pode reduzir em até 50% a chance de aparecimento de tumores”.

Leia também | Outubro Rosa: entidade de Fortaleza oferece 300 mamografias gratuitas

Em Fortaleza, as mulheres podem procurar o exame de mamografia gratuitamente em qualquer um dos 116 postos de saúde. Por meio da Central de Regulação, a paciente será agendada para um dos 14 estabelecimentos da Prefeitura ou contratualizados pela rede.

Além disso, o Hospital Geral Dr. César Cals, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), está ofertando, durante este mês de outubro, 600 exames de mamografia para mulheres e homens. Os residentes de Fortaleza podem solicitar a consulta nos Postos de Saúde, enquanto os demais cearenses precisam solicitar nas Secretarias Municipais de Saúde.

“Queremos chamar atenção também para a realização da mamografia em homens. Aqueles que têm indicação do exame podem procurar o HGCC, agendar pela Unidade Básica de Saúde ou município em que mora”, pontua a enfermeira do Centro de Imagem, Gilvânia Cambraia.

Leia também | Tarifa Social: Enel oferece parcelamento de dívidas no Ceará

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<


Deixe seu comentário