Terminal Aberto da Washington Soares começa a funcionar nesta quarta-feira (27); confira linhas que passam no local | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
EM FORTALEZA
Terminal Aberto da Washington Soares começa a funcionar nesta quarta-feira (27); confira linhas que passam no local
Em média, serão realizadas 365 viagens por dia e devem trafegar um total de 29 ônibus/hora.
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 27 de outubro de 2021
Terminal Aberto da Washington Soares começa a funcionar nesta quarta-feira (27); confira linhas que passam no local
Foto: Prefeitura de Fortaleza

Nesta quarta-feira (27), começou a funcionar o Terminal Aberto da Washington Soares, no bairro Alagadiço Novo. O novo equipamento do Sistema de Transporte Público deve ampliar o serviço na Capital, permitindo otimizar as integrações, reduzir os trajetos e o tempo de viagem, além de oferecer maior conforto e segurança aos usuários que circulam pelos bairros José de Alencar, Cambeba, Messejana, Curió e adjacências.

A integração no novo espaço será realizada somente por meio de cartões, como Bilhete Único ou carteira estudantil com créditos. A localização estratégica do novo terminal, em um ponto intermediário entre os terminais de Messejana e Papicu, permite a melhor capilarização das linhas locais por meio da integração temporal por Bilhete Único, em que se pode pegar quantas linhas quiser, no intervalo de duas horas, pagando apenas uma tarifa.

“É um terminal aberto, com plataformas do lado direito e do lado esquerdo da avenida, integradas por uma passarela. Os trabalhadores dos bairros circunvizinhos agora terão oportunidade de fazer um trajeto mais curto, podendo sair um pouco mais tarde de casa e chegar um pouco mais cedo. É mais um equipamento para a mobilidade urbana de Fortaleza”, enfatizou o prefeito José Sarto, que esteve presente na inauguração.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Fluxo no novo Terminal Aberto de Fortaleza

O novo espaço conta com nove linhas nas quatro plataformas cobertas no sentido leste e oeste da avenida. Em média, inicialmente, serão realizadas 365 viagens por dia e devem trafegar um total de 29 ônibus/hora. Serão contemplados 60 mil passageiros/dia do Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Fortaleza que transitam em toda a Avenida Washington Soares.

Segundo o titular da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), Samuel Dias, a iniciativa deve reduzir o chamado “percurso negativo”, quando o passageiro acaba se deslocando em sentido contrário ao que precisa ir, para poder trocar de linha.

“Esse projeto tem origem no plano da Prefeitura de Fortaleza de multiplicar a quantidade de terminais na cidade. Terminais mais compactos, mas distribuídos em pontos estratégicos. O objetivo é aumentar a integração e diminuir os percursos negativos, esses terminais vão ajudar nesse processo, pois são estrategicamente localizados. Temos outro quase pronto, no José Walter, com o mesmo conceito, e também estamos refazendo o terminal aberto da Praça Coração de Jesus”, afirmou Dias.

O secretário também reforçou que o novo Terminal Aberto da Praça José de Alencar, cujas obras ainda não iniciaram, deve ser entregue ainda na gestão de Sarto.

Leia também | CNH Popular: inscritos devem comparecer aos locais de atendimento a partir desta quinta-feira (28)

Opções de integração

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) realizou uma pesquisa constatando que os passageiros oriundos das comunidades do entorno do Terminal Washington Soares, com o uso do Bilhete Único, podem economizar o tempo ao deixar de ir ao Terminal de Messejana para embarcar diretamente no Terminal Washington Soares com destino ao Papicu.

“Esse equipamento vem trazer mais conforto, mais segurança e, principalmente, mais agilidade. Sabemos que alguns usuários deixavam de usar as paradas de ônibus aqui na avenida, preferiam fazer um deslocamento mais distante até um terminal grande, então, também vamos facilitar a integração com outras linhas, reduzindo o tempo de viagem. Estimamos que seja um ganho de tempo em torno de 30 minutos, mas isso pode variar de acordo com o trânsito”, apontou o presidente da Etufor, David Bezerra.

Ainda de acordo com ele, uma nova linha passando pelo Terminal do Siqueira será integrada ao novo terminal a partir do dia oito de novembro.

Para o usuário que desejar ir ao bairro Centro, a Etufor reformulou o itinerário das linhas 649 – Cidade Func/Sítio São José/Crisanto Moreira da Rocha e 609 – Cidade Funcionários/Sítio São José. Assim, o passageiro não precisará voltar para o Terminal de Messejana, com as opções de integração com maior segurança e conforto de forma centralizada no Terminal Aberto.

A partir do Terminal Washington Soares, com uso do Bilhete Único, os usuários poderão fazer integrações com destino para o Centro, Unifor, Fórum Clóvis Beviláqua, Iguatemi, Rio Mar Papicu, HGF, Av. 13 de Maio, IFCE, Reitoria da UFC, Avenida Jovita Feitosa e Campus do Pici.

A área coberta do novo terminal é de aproximadamente 600m² e também contempla pontos de recarga do Bilhete Único, painéis de previsão, Wi-fi, posto de vigilância, banheiros acessíveis e dois quiosques.

Linhas que operam no novo Terminal Aberto Washington Soares

053 – Messejana/Papicu/Washington Soares
055 – Corujão/Grande Circular I
056 – Corujão/Grande Circular II
609 – Cidade Func/Sítio São José
649 – Cidade Func/Sítio São José/CMR
663 – Gereberaba/Messejana
686 – Conjunto São Bernardo
703 – Paupina/Pici
712 – Conjunto Palmeiras/Papicu

Linhas que param no lado externo do Terminal Aberto Washington Soares

050 – Siqueira Papicu/Washington Soares
051 – Grande Circular 1
052 – Grande Circular 2
686 – Conjunto São Bernardo (sentido bairro – terminal Messejana)

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<


Deixe seu comentário