EM FORTALEZA

Saiba como tirar Bilhete Único e Vale Transporte Eletrônico

Os documentos são recarregáveis e garantem o acesso aos ônibus na Capital

Compartilhe:
8 de novembro de 2021
Márcia Catunda

De acordo com os dados apresentados pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindionibus), a procura pelo Bilhete Único em Fortaleza aumentou 61% em um ano. Só no período entre abril e setembro de 2021, foram quase 8 mil solicitações do documento.

Saiba como tirar Bilhete Único e Vale Transporte Eletrônico
Foto: Prefeitura de Fortaleza

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Ceará vai exigir passaporte de vacinação em todos os estabelecimentos

O Bilhete Único é usado para garantir o modelo de integração no transporte coletivo da Capital e Região Metropolitana. Por meio deste cartão, é possível pegar quantos ônibus forem necessários no período de duas horas, pagando apenas uma passagem (ou meia, no caso dos estudantes). O outro documento que garante a mobilidade pela Cidade é o Vale Transporte Eletrônico, com a diferença de que ele não garante a integração.

Como emitir o Bilhete Único em Fortaleza?

De acordo com os dados do Sindionibus, a documentação necessária para emitir o Bilhete Único é:

  • CPF (original)
  • RG (original)
  • Comprovante de residência físico (original ou cópia) e/ou digital (imagem a partir do celular), desde que esteja em nome do requerente. Na ausência, preencher o documento padrão de declaração de residência.

Com estes documentos em mãos, o cidadão deve se dirigir a um dos locais de emissão do Bilhete Único em Fortaleza, Região Metropolitana e Cariri. A lista pode ser verificada no site oficial do Vale Transporte Eletrônico. Nestes casos, não é preciso realizar um agendamento prévio.

Leia também | Bolsa Família encerra oficialmente hoje (8); saiba tudo sobre o Auxílio Brasil

Nos casos de perda ou roubo do Bilhete Único, os cidadãos devem realizar o bloqueio do cartão por meio do Alô Sindiônibus, de número 4005-0956. A solicitação da 2ª via deve ser feita na sede do Sindicato, na avenida Borges de Melo, número 60. Será preciso pagar uma taxa e, 24 horas após este pagamento, o cidadão já pode procurar o órgão para receber o documento.

Como conseguir o Vale Transporte Eletrônico?

Para ter acesso ao Vale Transporte Eletrônico basta procurar um dos locais de vendas, como os terminais de ônibus, shoppings e estabelecimentos diversos (clique aqui para conferir). O documento não permite a integração, mas não exige um cadastro e pode ser retirado por qualquer pessoa. Para solicitar, é preciso pagar o valor de R$ 4.

Leia também | Pfizer inicia teste de medicamento contra covid-19 no Rio de Janeiro

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.