Vacinação contra a covid-19: Fortaleza reduz intervalo entre a 2ª e a 3ª dose para quatro meses | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
CAMPANHA DE VACINAÇÃO
Vacinação contra a covid-19: Fortaleza reduz intervalo entre a 2ª e a 3ª dose para quatro meses
A medida passa a valer a partir da próxima segunda-feira (6)
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 3 de dezembro de 2021
Vacinação contra a covid-19: Fortaleza reduz intervalo entre a 2ª e a 3ª dose para quatro meses
Medida vale para quem já tomou a segunda dose. Foto: Érika Fonseca / CMFOR

A Prefeitura de Fortaleza anunciou nesta sexta-feira (3) a redução no intervalo entre 2ª e 3ª doses da vacina contra a covid-19, que passou de cinco para quatro meses. A notícia foi dada pelo prefeito José Sarto, em postagem nas redes sociais.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A medida passa a valer a partir da próxima segunda-feira (6), quando a Prefeitura marcará os primeiros agendamentos nesse perfil. A Prefeitura informou que o intervalo de quatro meses deve ser contado a partir a data de aplicação da segunda dose. Ou seja, quem tomou a segunda dose em agosto já se torna apto a receber a dose de reforço agora em dezembro.

Leia também | 99,6% da população adulta de Fortaleza está com pelo menos uma ou dose única da vacina contra Covid-19

Com essa redução de intervalo, a Prefeitura de Fortaleza estima que cerca de 300 mil fortalezenses que receberiam a 3ª dose somente a partir de janeiro tornam-se aptos a serem beneficiados já neste mês de dezembro.

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Prefeitura segue modelo de outras capitais

Além de Fortaleza, outras capitais brasileiras também anunciaram redução do intervalo na dose de reforço, de cinco para quarto meses, como São Paulo, onde a medida já está em vigor.

Preocupação com a Ômicron

A titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ana Estela Leite, lembra que o cenário epidemiológico no mundo com a nova variante Ômicron requer atenção, e destaca que a Capital tem condições logísticas de reduzir o intervalo de aplicação das doses e, assim, ampliar a proteção da população. “Também estamos atentos com a proximidade das festividades de fim de ano, por isso, reforçamos a importância de quem não tomou ainda a segunda dose para que busque os centros de vacinação”, comentou.

Estágio atual da campanha de vacinação

No momento, Fortaleza segue com livre demanda para vacinar pessoas a partir de 12 anos tomarem a primeira dose. Para isso, basta estarem cadastrados há mais de 24h no Saúde Digital. As listas com a relação dos agendados de Dose 2 e Dose 3 estão disponíveis no site https://coronavirus.fortaleza.ce.gov.br. É possível ainda realizar a consulta no site https://vacineja.sepog.fortaleza.ce.gov.br.

Dose única da marca Janssen

A Prefeitura informou que, para o público que recebeu a dose única da marca Janssen, segue a recomendação do Ministério da Saúde (MS) de aplicar uma segunda dose da mesma marca antes da dose de reforço. Com isso, a Capital aguarda o envio de novos lotes dessa marca para dar continuidade ao esquema vacinal do público contemplado.


Deixe seu comentário