Ciclofaixa de Lazer tem série de atividades na Cidade de Criança | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
FORTALEZA
Ciclofaixa de Lazer tem série de atividades na Cidade de Criança
Desde 8h da manhã, toda a população poderá aproveitar as atividades oferecidas na Cidade da Criança
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 23 de janeiro de 2022
Ciclofaixa de Lazer tem série de atividades na Cidade de Criança
Foto: Prefeitura de Fortaleza

Uma série de atividades gratuitas para amantes de bike está sendo oferecida à população na Ciclofaixa de Lazer, neste domingo (23), na Cidade da Criança. O novo ponto de apoio do evento ciclístico terá distribuição de lanternas LED e plaquinhas que incentivam o respeito aos usuários do modal. Os ciclistas contarão ainda com as tradicionais três rotas de passeio disponíveis no horário de 6h às 12h, informa a gestão municipal.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Ciclofaixa de Lazer

Desde 8h da manhã, toda a população poderá aproveitar as atividades oferecidas na Cidade da Criança, que vai receber também a segunda edição do Minicircuito de Bike Infantil. A ação é um percurso construído especialmente para o evento e simula o espaço compartilhado no trânsito entre veículos motorizados e não motorizados.

Com a orientação de educadores da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), as crianças serão incentivadas a desempenhar boas práticas de segurança viária, de forma lúdica, como o respeito à sinalização e o uso de equipamentos de segurança.

Leia mais | Fortaleza é a capital do Brasil com o maior número de pessoas morando perto de ciclovias ou ciclofaixas

Fortaleza é destaque

As cidades brasileiras estão cada vez mais lotadas. Seja nos ônibus, metrôs ou automóveis, a quantidade de pessoas nas ruas gera lotações e congestionamentos, preocupações da maior parte dos gestores de grandes cidades atualmente. É por isso que muitos especialistas apostam nas bicicletas como veículos do futuro e nas ciclofaixas como investimentos na mobilidade urbana.

Neste cenário, Fortaleza é um dos destaques em todo o Brasil. “Todos os meses a Prefeitura de Fortaleza implanta novas ciclovias e ciclofaixas. Hoje, na cidade, a malha cicloviária total é de 369 km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas”, diz Gustavo Pinheiro, engenheiro da Autarquia Municipal de Trânsito.

Porém, os especialistas apontam que, atualmente, tão importante quanto ter uma vasta malha cicloviária é, também, torná-la acessível. Isso porque as bicicletas não são usadas apenas como esporte ou lazer, mas principalmente como forma de se locomover para o trabalho ou escola.

Na acessibilidade às ciclovias, Fortaleza volta a sair na frente das outras cidades brasileiras. Segundo os dados da plataforma MobiliDADOS, atualizados em 2021, a Capital cearense possui 47% da população morando próxima às ciclovias ou ciclofaixas.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

 


Deixe seu comentário