Ícone do site Portal GCMAIS

Ciclofaixa de Lazer tem série de atividades na Cidade de Criança

Ciclofaixa de Lazer tem série de atividades na Cidade de Criança

Foto: Prefeitura de Fortaleza

Uma série de atividades gratuitas para amantes de bike está sendo oferecida à população na Ciclofaixa de Lazer, neste domingo (23), na Cidade da Criança. O novo ponto de apoio do evento ciclístico terá distribuição de lanternas LED e plaquinhas que incentivam o respeito aos usuários do modal. Os ciclistas contarão ainda com as tradicionais três rotas de passeio disponíveis no horário de 6h às 12h, informa a gestão municipal.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Ciclofaixa de Lazer

Desde 8h da manhã, toda a população poderá aproveitar as atividades oferecidas na Cidade da Criança, que vai receber também a segunda edição do Minicircuito de Bike Infantil. A ação é um percurso construído especialmente para o evento e simula o espaço compartilhado no trânsito entre veículos motorizados e não motorizados.

Com a orientação de educadores da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), as crianças serão incentivadas a desempenhar boas práticas de segurança viária, de forma lúdica, como o respeito à sinalização e o uso de equipamentos de segurança.

Leia mais | Fortaleza é a capital do Brasil com o maior número de pessoas morando perto de ciclovias ou ciclofaixas

Publicidade

Fortaleza é destaque

As cidades brasileiras estão cada vez mais lotadas. Seja nos ônibus, metrôs ou automóveis, a quantidade de pessoas nas ruas gera lotações e congestionamentos, preocupações da maior parte dos gestores de grandes cidades atualmente. É por isso que muitos especialistas apostam nas bicicletas como veículos do futuro e nas ciclofaixas como investimentos na mobilidade urbana.

Neste cenário, Fortaleza é um dos destaques em todo o Brasil. “Todos os meses a Prefeitura de Fortaleza implanta novas ciclovias e ciclofaixas. Hoje, na cidade, a malha cicloviária total é de 369 km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas”, diz Gustavo Pinheiro, engenheiro da Autarquia Municipal de Trânsito.

Porém, os especialistas apontam que, atualmente, tão importante quanto ter uma vasta malha cicloviária é, também, torná-la acessível. Isso porque as bicicletas não são usadas apenas como esporte ou lazer, mas principalmente como forma de se locomover para o trabalho ou escola.

Na acessibilidade às ciclovias, Fortaleza volta a sair na frente das outras cidades brasileiras. Segundo os dados da plataforma MobiliDADOS, atualizados em 2021, a Capital cearense possui 47% da população morando próxima às ciclovias ou ciclofaixas.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

 

Sair da versão mobile