Ícone do site Portal GCMAIS

Fortaleza começa a vacinar crianças a partir de 6 anos contra a Covid-19 com Coronavac neste sábado (5)

Fortaleza realiza 5ª repescagem da vacinação de crianças neste fim de semana

Campanha de vacinação de crianças em Fortaleza começou no dia 15 de janeiro. Foto: Marcos Moura

A campanha de vacinação infantil contra a Covid-19 em Fortaleza, envolvendo crianças a partir de 6 anos, contará com mais um tipo de imunizante a partir deste sábado (5). Além da vacina da Pfizer, que já vinha sendo aplicada no público dessa faixa etária, a Prefeitura aplicará, exclusivamente por agendamento, também a CoronaVac.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

As duas marcas de vacina (Pfizer e Coronavac) estarão disponíveis nos centros de vacinação de Fortaleza, não sendo possível optar entre os imunobiológicos no ato da aplicação das doses nas crianças.

Leia também | Mais de mil crianças indígenas já receberam primeira dose contra Covid-19 no Ceará

“Agora, teremos dois imunobiológicos disponíveis para o público pediátrico, a Pfizer e a CoronaVac. É importante ressaltar que ambas são seguras e aprovadas pela Anvisa. Estamos tendo uma campanha tranquila, sem efeitos adversos notificados até o momento”, afirmou Ana Estela Leite, secretária da Saúde de Fortaleza.

Publicidade

Aprovação da Anvisa para uso da Coronavac 

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, por unanimidade, o uso pediátrico da CoronaVac no dia 21 de janeiro. A autorização foi concedida, inicialmente, para o público entre 6 e 17 anos, crianças e adolescentes não imunocomprometidos, baseada em estudos realizados em diversos países, como China e Chile, e apresentados pelo Instituto Butantan no processo.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Para esse público, a dose aprovada do imunizante, produzido a partir de vírus inativado, é a mesma usada para adultos (600 SU em 0,5 ml), com um intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda aplicação.

Cadastro de crianças para vacinação em Fortaleza 

A Prefeitura de Fortaleza reforçou que, para ter acesso ao agendamento da vacinação, é necessário realizar o cadastro na plataforma Saúde Digital (https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br). No caso das pessoas que não possuem acesso à internet ou que tenham alguma dificuldade para realizar seu cadastro, a Prefeitura está realizando busca ativa, entre os alunos da Rede Municipal de Ensino, como também promovendo mutirão de cadastramento nos seguintes locais:

– 12 Secretarias Executivas Regionais

– 4 Cucas (Barra, Jangurussu, Mondubim, José Walter)

– Centro Cultural Canindezinho

– Pracinha da Cultura do Ancuri

– 27 Centros de Referência de Assistência Social (Cras)

– 3 Centros de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH)

– 4 terminais de ônibus (Messejana, Papicu, Antônio Bezerra e Parangaba)

Sair da versão mobile