A campanha de vacinação infantil contra a Covid-19 em Fortaleza, envolvendo crianças a partir de 6 anos, contará com mais um tipo de imunizante a partir deste sábado (5). Além da vacina da Pfizer, que já vinha sendo aplicada no público dessa faixa etária, a Prefeitura aplicará, exclusivamente por agendamento, também a CoronaVac.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
As duas marcas de vacina (Pfizer e Coronavac) estarão disponíveis nos centros de vacinação de Fortaleza, não sendo possível optar entre os imunobiológicos no ato da aplicação das doses nas crianças.
Leia também | Mais de mil crianças indígenas já receberam primeira dose contra Covid-19 no Ceará
“Agora, teremos dois imunobiológicos disponíveis para o público pediátrico, a Pfizer e a CoronaVac. É importante ressaltar que ambas são seguras e aprovadas pela Anvisa. Estamos tendo uma campanha tranquila, sem efeitos adversos notificados até o momento”, afirmou Ana Estela Leite, secretária da Saúde de Fortaleza.
Aprovação da Anvisa para uso da Coronavac
A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, por unanimidade, o uso pediátrico da CoronaVac no dia 21 de janeiro. A autorização foi concedida, inicialmente, para o público entre 6 e 17 anos, crianças e adolescentes não imunocomprometidos, baseada em estudos realizados em diversos países, como China e Chile, e apresentados pelo Instituto Butantan no processo.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Para esse público, a dose aprovada do imunizante, produzido a partir de vírus inativado, é a mesma usada para adultos (600 SU em 0,5 ml), com um intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda aplicação.
Cadastro de crianças para vacinação em Fortaleza
A Prefeitura de Fortaleza reforçou que, para ter acesso ao agendamento da vacinação, é necessário realizar o cadastro na plataforma Saúde Digital (https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br). No caso das pessoas que não possuem acesso à internet ou que tenham alguma dificuldade para realizar seu cadastro, a Prefeitura está realizando busca ativa, entre os alunos da Rede Municipal de Ensino, como também promovendo mutirão de cadastramento nos seguintes locais:
– 12 Secretarias Executivas Regionais
– 4 Cucas (Barra, Jangurussu, Mondubim, José Walter)
– Centro Cultural Canindezinho
– Pracinha da Cultura do Ancuri
– 27 Centros de Referência de Assistência Social (Cras)
– 3 Centros de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH)
– 4 terminais de ônibus (Messejana, Papicu, Antônio Bezerra e Parangaba)