A sexta-feira amanheceu chuvosa em Fortaleza. Com isso, quem precisou se deslocar para diversos pontos da cidade enfrentou transtornos, como os alagamentos.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
No cruzamento da avenida Heráclito Graça com rua J da Penha, moradores se depararam com muita água. A avenida está na lista de pontos de alagamento da AMC indicada esta semana. Com a chuva, os carros estão acessando a rua Idelfonso Albano.
O trânsito também ficou difícil em outros locais. Uma das avenidas em que os motoristas encararam problemas foi a Aguanambi. A Alberto Craveiro foi outro ponto onde os condutores enfrentaram dificuldades.
O cenário é favorável para chuvas em todas as macrorregiões, com registros em períodos semelhantes àqueles indicados para quinta e para esta sexta-feira (1º), conforme divulgou a Funceme. A faixa litorânea e a porção oeste do estado do Ceará deverão concentrar as principais chuvas.
Leia mais| Quinta-feira de chuva e transtornos em Fortaleza
Fortaleza tem março mais chuvoso desde 1973
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a capital atingiu, na última quinta-feira (31), um novo recorde. Trata-se do maior acumulado para o mês de março considerando a série histórica desde 1973, ano de criação da Funceme. O balanço parcial apontou que o observado mensal foi de 638,4 milímetros, superando os 617,4 mm de março de 1986.
Segundo o órgão, além do recorde histórico, as chuvas em Fortaleza representam ainda o maior acumulado entre os 184 municípios cearenses. Está logo atrás de Granjeiro e Várzea Alegre, na Região do Cariri, com 551,7 e 551,5 milímetros, respectivamente.
As chuvas em Fortaleza ficaram ainda acima da normal climatológica, com um desvio de 97%. O cenário foi permitido devido, em maior parte, à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema indutor de chuvas no Ceará nesta época do ano.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<