FORTALEZA

Com show do filho de Dedim Gouveia, Quarta Cultural tem xote e humor nesta semana

A entrada é gratuita, mediante comprovante vacinal

Compartilhe:
14 de junho de 2022
Roberta Fontelles

A terceira edição da Quarta Cultural do mês de junho tem forró pé de serra, xote e humor. A programação acontece no Teatro Municipal São José, nesta quarta-feira (15), às 19 horas. A entrada é gratuita, mediante comprovante vacinal, informa a gestão municipal.

Com show do filho de Dedim Gouveia, Quarta Cultural tem xote e humor nesta semana
Foto: Reprodução/Instagram

Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A noite começa com o humor da dupla Pabeção e Zeca Estrada, em um show de stand up. A noite segue com o cantor e compositor Dedim Gouveia Júnior, filho do conhecido rei do xote, Dedim Gouveia. O artista, nascido no meio musical, selecionou repertório em comemoração aos festejos juninos.

Quarta Cultural

O projeto Quarta Cultural, da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), teve início no dia 20 de abril. A agenda do projeto sempre apresenta a relação do humor com a cearensidade, aliado à programações de dança, teatro, música, cultura popular e outras linguagens.

A Quarta Cultural se junta ao Giro Cultural, pacote de ações da Secretaria que ocupa diversos equipamentos municipais, como Mercado Cultural dos Pinhões, Passeio Público, Anfiteatro da Beira Mar e o próprio Teatro São José.

Leia mais | Show de humor gratuito celebra aniversário da cidade de Fortaleza

Manifestações culturais ganham espaço em festas juninas no Nordeste

Junho chegou dando início ao período de comemoração das festas juninas. Muita fé, alegria e diversão tomam contas dos arraiais. As bandeiras coloridas, barracas de palha, fogos de artifício, camisas xadrez, chapéus de palha ou de couro e comidas típicas ajudam a compor o cenário.

Em todos os cantos, diferentes manifestações culturais ganham espaço nos terreiros. Neste ano, a festa ganha um apelo maior, pois é realizada após dois anos de paralisação por causa da pandemia de covid-19.

No Nordeste, os festejos juninos compreendem os dias de Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29) e exaltam a identidade da região. As celebrações são embaladas por forrós, quadrilhas, grupos de coco, tambor de crioula e batalhões de bumba-meu-boi.

Entre as festas mais populares se destacam as de São Luís (MA), Caruaru (PE), Campina Grande (PB), os principais destinos para turistas e amantes dos festejos juninos. Além destes, há muita comemoração na Bahia, no Ceará, em Alagoas, e nos demais estados da região.

É importante lembrar que, em razão da pandemia, muitos organizadores criaram espaços para aplicação da vacina contra a covid-19. Em outros locais, será cobrada a apresentação de comprovante de vacinação para participar.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.