A terceira edição da Quarta Cultural do mês de junho tem forró pé de serra, xote e humor. A programação acontece no Teatro Municipal São José, nesta quarta-feira (15), às 19 horas. A entrada é gratuita, mediante comprovante vacinal, informa a gestão municipal.
Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A noite começa com o humor da dupla Pabeção e Zeca Estrada, em um show de stand up. A noite segue com o cantor e compositor Dedim Gouveia Júnior, filho do conhecido rei do xote, Dedim Gouveia. O artista, nascido no meio musical, selecionou repertório em comemoração aos festejos juninos.
O projeto Quarta Cultural, da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), teve início no dia 20 de abril. A agenda do projeto sempre apresenta a relação do humor com a cearensidade, aliado à programações de dança, teatro, música, cultura popular e outras linguagens.
A Quarta Cultural se junta ao Giro Cultural, pacote de ações da Secretaria que ocupa diversos equipamentos municipais, como Mercado Cultural dos Pinhões, Passeio Público, Anfiteatro da Beira Mar e o próprio Teatro São José.
Leia mais | Show de humor gratuito celebra aniversário da cidade de Fortaleza
Junho chegou dando início ao período de comemoração das festas juninas. Muita fé, alegria e diversão tomam contas dos arraiais. As bandeiras coloridas, barracas de palha, fogos de artifício, camisas xadrez, chapéus de palha ou de couro e comidas típicas ajudam a compor o cenário.
Em todos os cantos, diferentes manifestações culturais ganham espaço nos terreiros. Neste ano, a festa ganha um apelo maior, pois é realizada após dois anos de paralisação por causa da pandemia de covid-19.
No Nordeste, os festejos juninos compreendem os dias de Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29) e exaltam a identidade da região. As celebrações são embaladas por forrós, quadrilhas, grupos de coco, tambor de crioula e batalhões de bumba-meu-boi.
Entre as festas mais populares se destacam as de São Luís (MA), Caruaru (PE), Campina Grande (PB), os principais destinos para turistas e amantes dos festejos juninos. Além destes, há muita comemoração na Bahia, no Ceará, em Alagoas, e nos demais estados da região.
É importante lembrar que, em razão da pandemia, muitos organizadores criaram espaços para aplicação da vacina contra a covid-19. Em outros locais, será cobrada a apresentação de comprovante de vacinação para participar.