Obras de Sérvulo Esmeraldo têm restauro concluído, na Beira-Mar de Fortaleza | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
FORTALEZA
Obras de Sérvulo Esmeraldo têm restauro concluído, na Beira-Mar de Fortaleza
Os restauros das esculturas fazem parte da requalificação da Av. Beira-Mar, cujo pacote de ações teve inauguração em 20 de maio de 2022
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 21 de junho de 2022
Obras de Sérvulo Esmeraldo têm restauro concluído, na Beira-Mar de Fortaleza
Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza

Duas obras representativas da orla de Fortaleza tiveram trabalhos de restauro finalizados nesta segunda-feira (20/06), na avenida Beira-Mar. O “Interceptor Oceânico” e o “Monumento ao Jangadeiro”, ambas esculturas do artista cearense Sérvulo Esmeraldo (1929-2017), passaram por melhorias, iniciadas em novembro de 2021.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

De acordo com a gestão municipal, os trabalhos foram realizados por empresa licitada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), tudo dentro dos moldes fornecidos pelo Instituto Sérvulo Esmeraldo, que concedeu à Secultfor os croquis (documentos originais) das obras para que fosse realizada a restauração. Todos os reparos dos elementos históricos do local foram realizados conforme diagnóstico elaborado pela Coordenadoria de Patrimônio Histórico e Cultural (CPHC) da Secretaria.

“A importância de realizarmos este trabalho é uma consideração e um respeito a este legado do artista, além de um cuidado da Prefeitura com as obras de arte da Capital. É importante observarmos que há um conceito refinado nestas peças, como o da espacialidade e da monumentalidade, sendo marcos na paisagem da nossa Beira-Mar”, comenta o secretário municipal da cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira.

Os restauros das esculturas fazem parte da requalificação da Av. Beira-Mar, cujo pacote de ações teve inauguração em 20 de maio de 2022. O calçadão de Fortaleza se consolida como um dos mais completos do Brasil em infraestrutura, com nova Feirinha, barracas, equipamentos esportivos e banheiros públicos. As intervenções contaram com investimento de R$ 120 milhões, incluindo os trabalhos nas duas esculturas no valor de R$ 188.888,90.

Obras de Sérvulo Esmeraldo

A escultura “Monumento ao Jangadeiro” é de 1992, sendo uma referência aos jangadeiros que atuavam em Fortaleza e cobravam melhores condições de trabalho. A requalificação do espaço recuperou elementos históricos da obra. O “Interceptor Oceânico” é um ícone da paisagem da Cidade, tendo sido inaugurado em 1978, quando o Governo do Estado lançou projeto de construção da escultura, como um monumento ao saneamento básico da Capital.

Leia mais | Trecho da Messejana será bloqueado para viabilizar obras de requalificação

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<


Deixe seu comentário