HERÓI

PM de folga salva bebê engasgado com um grão de arroz em Fortaleza

Câmeras de segurança de um condomínio mostram o momento em que a criança se engasga e logo depois é socorrida pelo agente de segurança.

Compartilhe:
4 de agosto de 2022
Glauber Sousa

Um bebê de 5 meses que estava se engasgando com um grão de arroz foi salvo por uma manobra de um policial militar (PM) no Monte Castelo, em Fortaleza. Câmeras de segurança de um condomínio mostram o momento em que a criança se engasga e logo depois é socorrida pelo agente de segurança.

PM de folga salva bebê engasgado com um grão de arroz em Fortaleza
Foto: Arquivo Pessoal

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Bebê é salva por manobra de Heimlich

O policial Everton Roberto realizou a manobra de Heimlich e salvou a vida do pequeno Tiago Davi. A criança ficou internada em uma unidade hospitalar em observação e já recebeu alta médica.

Mais informações no Balanço Geral Manhã

Leia mais | Guardas realizam manobra de Heimlich e salvam criança

Engasgo: confira orientações de como proceder

Os casos de engasgo são comuns, principalmente em bebês, que podem se engasgar ao se alimentar, tomar mamadeira, mamar, ou até mesmo, com a própria saliva. O engasgo ocorre como consequência de uma reação do próprio organismo à ingestão incorreta de alimento ou acidental de um objeto, que tomam o caminho errado. Mas você sabe como proceder em situações como essa?

A primeira atitude ao perceber um engasgo em uma pessoa é ligar rapidamente para o 192, para chamar uma ambulância do SAMU, ou para o Corpo de Bombeiros, ligando para o 193.

Caso a vítima esteja acordada, inicialmente pede-se para que ela tente tossir na tentativa de eliminar ativamente o corpo estranho. Depois, a orientação é realizar a manobra de Heimlich, para facilitar a expulsão do objeto que estiver obstruindo sua via aérea. A indicação é se posicionar atrás da pessoa engasgada e abraçá-la na altura do estômago. O passo seguinte é fazer pressão num ciclo de cinco a oito vezes, ao mesmo tempo, para comprimir o abdômen contra os pulmões, forçando o desbloqueio da epiglote.

No caso dos bebês, deve-se inclinar a criança, com a barriga sobre o braço, para que o tronco fique mais baixo que as pernas, e dar 5 palmadas com a base da mão nas costas. Se não for suficiente, deve-se virar a criança de frente, ainda sobre o braço, e efetuar compressões com os dedos médio e anular sobre o tórax, na região entre os mamilos.

Se o engasgo for com líquido, a vítima deve ser colocada no chão, numa posição de conforto e o socorrista deve auxiliar na retirada do líquido, utilizando gazes, pano ou toalha. Se a pessoa estiver sozinha, ela deve procurar um objeto rígido (cadeira ou sofá) e colocar a região abdominal (entre o diafragma e o umbigo), se apoiar e tentar fazer pressão interna com o próprio corpo.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.