saúde

HRN promove ensaio fotográfico de carnaval com recém-nascidos e reforça importância da doação de leite humano

Ação realizada na UCIN Canguru, em Sobral, levou leveza ao ambiente hospitalar e alertou para a necessidade de ampliar o número de doadoras para atender bebês prematuros e de baixo peso

Compartilhe:
7 de fevereiro de 2026
Portal GCMAIS

Recém-nascidos internados no Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em Sobral, participaram, nesta quinta-feira (5), de um ensaio fotográfico com tema de carnaval. A ação foi realizada na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa) e teve como objetivo levar leveza ao ambiente hospitalar e reforçar a importância da doação de leite humano.

HRN promove ensaio fotográfico de carnaval com recém-nascidos e reforça importância da doação de leite humano
Foto: Ascom HRN

Promovida pela equipe do Banco de Leite Humano (BLH) do HRN, a iniciativa buscou chamar a atenção da população para um gesto essencial à recuperação de bebês prematuros e de baixo peso: a doação de leite materno, fundamental para o ganho de peso e o desenvolvimento saudável durante o período de internação.

De acordo com a coordenadora do BLH do HRN, Raíra Bezerra, o ensaio fotográfico vai além do caráter simbólico e revela histórias marcadas pelo cuidado e pela superação. “Muitos dos bebês que participaram da ação dependem diretamente do leite humano doado para se fortalecer, ganhar peso e evoluir com saúde”, destacou.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Além de sensibilizar para a doação, a ação também proporcionou acolhimento emocional às famílias que acompanham o tratamento dos recém-nascidos. Mãe dos gêmeos Augusto e Moisés, nascidos em janeiro, Antônia Camila Silva Rodrigues, natural de Santa Quitéria, relata que o Leite Humano Pasteurizado (LHP) foi fundamental para o fortalecimento dos filhos. “Esse tipo de ação ajuda a aliviar a tensão da internação e traz mais alegria. O Moisés completou o peso hoje, e agora a expectativa é receber alta e voltar para casa”, afirmou.

Assim como os filhos de Antônia, muitos outros bebês internados no HRN dependem do leite humano doado para garantir uma recuperação segura, o que torna cada nova doadora essencial para a manutenção do serviço.

O Banco de Leite Humano do HRN atua diariamente para atender à demanda da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e das Unidades de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional e Canguru (UCINco e UCINCa). Em 2025, foram coletados 695,8 litros de leite humano. Ainda assim, o volume está abaixo do ideal: a média necessária para suprir a demanda é de 60 litros por mês, enquanto a distribuição atual gira em torno de 20 litros mensais.

“Garantir o acesso ao leite materno é assegurar mais do que alimentação. Para esses bebês, o leite humano representa proteção, tratamento e vida”, reforçou a coordenadora Raíra Bezerra.

O BLH do HRN realiza coleta domiciliar gratuita para mães residentes em Sobral que produzem leite excedente e desejam doar. O contato inicial é feito via WhatsApp, seguido do envio de um formulário de cadastro e orientações sobre a ordenha, coleta de exames e entrega de um kit com frascos esterilizados, máscara e touca. As coletas passam a ser realizadas semanalmente, com dia e horário agendados. Todo o leite arrecadado é pasteurizado antes de ser distribuído aos bebês internados.

As doadoras também contam com o acompanhamento do Ambulatório de Aleitamento Materno do HRN, que oferece assistência especializada a mulheres com dificuldades na amamentação. Além disso, o hospital mantém parceria com postos de coleta na Região Norte, como o Hospital e Maternidade Madalena Nunes, em Tianguá; a Santa Casa de Misericórdia de Sobral; e o Hospital São Lucas, em Crateús, fortalecendo a rede de captação e cuidado com os recém-nascidos.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Leia também| Fortaleza inicia mutirão domiciliar para atualização do Cadastro Único

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.