Encalhado a quase uma semana, o navio cargueiro de bandeira panamenha Ever Given voltou a flutuar parcialmente nesta segunda-feira (29). Segundo informações divulgadas pela administradora do canal, o meganavio de transporte de contêineres já não está mais atravessado no Canal de Suez. As manobras de rebocadores conseguiram corrigir a posição do navio em 80%.
A embarcação, com 400 metros e 200 mil toneladas, foi removida da margem. Para aliviar a carga, funcionários do canal retiraram cerca de 20 mil contêineres.
Dragas, escavadeiras e rebocadores trabalham na operação para desencalhar o supercargueiro, mas a liberação total pode levar semanas, segundo o chefe de uma das equipes de resgate.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A expectativa é de que a navegação seja retomada ainda hoje.
As autoridades egípcias informaram que 369 navios aguardam passagem pelo Canal de Suez, uma das principais rotas de comércio marítimo do mundo, que permite uma ligação mais curta entre a Ásia e a Europa, por meio do Mediterrâneo.
Empresas especializadas em comércio marítimo estimam que as perdas econômicas direta ou indiretamente ligadas ao encalhe passam de R$ 300 bilhões.
O Ever Given está a serviço de uma empresa de Taiwan. Uma tempestade de areia e ventos fortes podem ter sido a causa do desvio do curso, contra a margem.
Canal de Suez
O canal, que responde pelo tráfego de 10% do comércio marítimo, permite que os navios encurtem a viagem entre a Europa ou a costa leste americana e a Ásia em milhares de quilômetros, economizando uma semana ou mais.
>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<