Um vídeo assustador mostra o momento em que um tornado de fogo se formou durante um incêndio florestal na Califórnia, nos Estados Unidos. Os bombeiros, que trabalham para tentar controlar as chamas, registraram o estranho fenômeno.
Saiba mais | Novo auxílio paga R$ 550 para trabalhador; saiba se você tem direito e como solicitar
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Leia também | Vale gás: saiba quando será entregue e se você tem direito
Esse tipo raro de tornado acontece quando um incêndio cria uma coluna de ar quente que acaba encontrando uma corrente de ar frio. As temperaturas diferentes fazem com que o ar comece a girar, assim como acontece com um redemoinho comum. Acontece que, misturado com o fogo do incêndio, o cenário deste fenômeno é assustador.
Confira o vídeo:
Parece cena de filme mas é realidade: bombeiro registra chegada de tornado de fogo na Califórnia-EUA. Assista no #FalaBrasil pic.twitter.com/BUE0XX8L5C
— Fala Brasil (@falabrasil) September 2, 2021
Leia também | Saque da 5ª parcela do auxílio emergencial começou; confira calendário
O tornado de fogo foi visto no condado de Riverside, segundo informado pelo departamento estadual de proteção contra incêndios (CalFire) no último domingo (29). A região fica entre as cidades de Los Angeles e San Diego, dois importantes centros populacionais dos Estados Unidos.
Leia também | Valor do Auxílio Brasil deve ser definido neste mês; propostas chegam a R$ 1.200
A região enfrenta este incêndio, conhecido como Chaparral, desde o sábado (28). O fogo já consumiu mais de 580 hectares de florestas na Califórnia. O Estado vem passando por uma difícil temporada de seca e calor, o que está gerando uma onda de incêndio em diversos locais. Segundo o CalFire, foram registrados, pelo menos, 6,9 mil focos de queimadas.
Além do tornado de fogo, EUA enfrenta outros problemas ambientais
Moradores da região sul do estado norte-americano da Louisiana se preparam para semanas sem energia elétrica e interrupções no serviço de fornecimento de água devido à passagem do Furacão Ida, uma das tempestades mais poderosas a atingir a região.
Cerca de 1,3 milhão de moradores – a maioria na Louisiana, de acordo com o PowerOutage, que reúne dados de diferentes empresas do setor nos Estados Unidos (EUA) – ficaram sem energia por cerca de 48 horas.
A tempestade matou pelo menos duas pessoas no estado, segundo as autoridades, e o número poderia ser muito maior, não fosse um sistema de diques fortificados em torno de Nova Orleans, instalado depois que a cidade foi devastada pelo furacão Katrina há 16 anos.
A Entergy Corp, uma grande fornecedora de energia elétrica da região, disse que pode levar semanas até que a eletricidade seja restabelecida nas áreas mais atingidas.