INTERNACIONAL

Erupção de vulcão obriga 5 mil pessoas a fugirem de ilha

Casas também foram destruídas pela lava formada na região

Compartilhe:
20 de setembro de 2021
Márcia Catunda

A erupção do vulcão Cumbre Vieja já forçou cerca de 5 mil pessoas, entre elas 500 turistas, a fugirem da ilha de La Palma, no extremo noroeste do arquipélago das Canárias. A informação foi divulgada pelas autoridades locais nesta segunda-feira (20), um dia após o início do fenômeno. Estas autoridades garantiram a retirada destas pessoas da região.

Erupção de vulcão obriga 5 mil pessoas a fugirem de ilha
Foto: La Moncloa

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

De acordo com o presidente do conselho de La Palma, Mariano Hernández, cerca de 100 casas já foram atingidas pela erupção deste vulcão. Só no vilarejo de El Paso, cerca de 20 residências foram engolidas pelas larvas, assim como as ruas do local.

Apesar da gravidade da erupção deste vulcão, as autoridades locais afirmam que, até o momento, nenhuma pessoa foi ferida. Um fenômeno como este não era registrado na região em, pelo menos, 50 anos, mas os governantes da região já sabiam que esta erupção estava perto de acontecer por conta da atividade sísmica. Pelo menos 22 mil tremores foram registrados em apenas uma semana.

A erupção começou no último domingo (19) e o vulcão segue ativo até a manhã desta segunda-feira (20).

Leia também | Chesf alerta que cidades do Ceará podem sofrer apagão

Erupção de vulcão não deve gerar tsunami no Brasil

Para as atividades vulcânicas do Cumbre Vieja causarem impacto na costa brasileira seria necessário um grande colapso do vulcão. Se isso ocorresse, atingiria toda a costa brasileira, de norte a sul, bem como de outros países banhados pelo Oceano Atlântico. Essa possibilidade, no entanto, é considerada remota por especialistas.

Um estudo do pesquisador norte-americano George Pararas-Carayannis, presidente da Tsunami Society International, afirmou que esse tipo de colapso é “extremamente raro e nunca ocorreu na história registrada”. Além disso, ele afirmou que estudos recentes prevendo a geração de tsunamis a partir da erupção do Cumbre Vieja foram baseados em suposições incorretas.

Pararas-Carayannis acrescentou em seu estudo que uma “atenção e publicidade inapropriadas da mídia a tais resultados probabilísticos têm criado uma ansiedade desnecessária de que megatsunamis poderiam ser iminentes e devastar populações costeiras em localidades distantes da origem – nos oceanos Atlântico e Pacífico”.

Saiba mais neste link.

Leia também | Novo pagamento do auxílio emergencial começa amanhã (21); veja calendário

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.