AMÉRICA CENTRAL

Vulcão mais ativo da Guatemala entra em erupção

Em 2018, uma erupção deste vulcão deixou mais de 200 mortos

Compartilhe:
23 de setembro de 2021
Márcia Catunda

Nesta quinta-feira (23), entrou em erupção o vulcão de Fogo, o vulcão mais ativo da América Central. O gigante é um dos três que estão ativos na Guatemala e fica a 45 quilômetros da Capital do País. Até o momento, as autoridades afirmam que não foi necessário realizar a remoção de pessoas da região. Esta erupção acontece poucos dias após o início das atividades sísmicas no Cumbre Vieja, que já fez milhares de pessoas fugirem da região de La Palma.

Vulcão mais ativo da Guatemala entra em erupção
Vulcão começou a entrar em erupção há cerca de um mês. Foto: Reprodução / Twitter

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Policial senta ao lado de morador de rua, lê a Bíblia e salva uma vida

Segundo o Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh), o vulcão está realizando uma erupção com explosões, expulsão de cinzas e descida de um material vulcânico incandescente. A lava do vulcão de Fogo já percorreu cerca de 6 km, atingindo a base da estrutura que fica a 3.763 metros acima do nível do mar.

De acordo com o porta-voz do Instituto, esta fase eruptiva é mais intensa do que a que foi registrada em 3 de junho de 2018, quando uma erupção causou uma avalanche que acabou por destruir a comunidade de San Miguel Los Lotes. Cerca de 215 pessoas morreram na ocasião.

Leia também | Chesf alerta que cidades do Ceará podem sofrer apagão

A Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres da Guatemala informou que quatro comunidades próximas ao vulcão já registraram chuvas de cinzas. Não foi identificada a necessidade de remoção de nenhuma população até o momento, mas as autoridades afirmam que mantém vigilância constante.

O vulcão do Fogo fica entre as províncias de Escuintla, Sacatepéquez e Chimaltenango. Além deste gigante, a Guatemala possui, ainda, outros dois vulcões ativos: o Pacaya, ao sul, e o Santiaguito, a oeste.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.