Vulcão mais ativo da Guatemala entra em erupção | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
AMÉRICA CENTRAL
Vulcão mais ativo da Guatemala entra em erupção
Em 2018, uma erupção deste vulcão deixou mais de 200 mortos
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 23 de setembro de 2021
Vulcão mais ativo da Guatemala entra em erupção
Foto: Reprodução / Twitter

Nesta quinta-feira (23), entrou em erupção o vulcão de Fogo, o vulcão mais ativo da América Central. O gigante é um dos três que estão ativos na Guatemala e fica a 45 quilômetros da Capital do País. Até o momento, as autoridades afirmam que não foi necessário realizar a remoção de pessoas da região. Esta erupção acontece poucos dias após o início das atividades sísmicas no Cumbre Vieja, que já fez milhares de pessoas fugirem da região de La Palma.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Policial senta ao lado de morador de rua, lê a Bíblia e salva uma vida

Segundo o Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh), o vulcão está realizando uma erupção com explosões, expulsão de cinzas e descida de um material vulcânico incandescente. A lava do vulcão de Fogo já percorreu cerca de 6 km, atingindo a base da estrutura que fica a 3.763 metros acima do nível do mar.

De acordo com o porta-voz do Instituto, esta fase eruptiva é mais intensa do que a que foi registrada em 3 de junho de 2018, quando uma erupção causou uma avalanche que acabou por destruir a comunidade de San Miguel Los Lotes. Cerca de 215 pessoas morreram na ocasião.

Leia também | Chesf alerta que cidades do Ceará podem sofrer apagão

A Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres da Guatemala informou que quatro comunidades próximas ao vulcão já registraram chuvas de cinzas. Não foi identificada a necessidade de remoção de nenhuma população até o momento, mas as autoridades afirmam que mantém vigilância constante.

O vulcão do Fogo fica entre as províncias de Escuintla, Sacatepéquez e Chimaltenango. Além deste gigante, a Guatemala possui, ainda, outros dois vulcões ativos: o Pacaya, ao sul, e o Santiaguito, a oeste.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<


Deixe seu comentário