ALERTA NUCLEAR

Putin coloca forças nucleares russas em alerta máximo

O presidente russo disse que a decisão foi tomada depois de “declarações agressivas” da Otan

Compartilhe:
27 de fevereiro de 2022
A10

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse neste domingo (27), que colocará em alerta máximo as “forças de dissuasão nuclear” do país. O líder afirmou que a motivação foram as “declarações agressivas” da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), além de sanções financeiras anunciadas por países do Ocidente.

Putin coloca forças nucleares russas em alerta máximo
Moscou possui o segundo maior arsenal de armas nucleares do mundo e um enorme arsenal de mísseis balísticos, que formam a espinha dorsal das chamadas "forças de dissuasão" do país. (ALEXEY NIKOLSKY/SPUTNIK/AFP)

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“Ordeno ao ministro da Defesa e ao chefe do Estado-Maior que ponham as forças de dissuasão do Exército russo em alerta especial de combate”, disse Putin em uma reunião com os líderes militares russos. O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, respondeu: “Afirmativo”.

Putin determinou que Serguey Shoigu, ministro da Defesa, e Valery Gerasimov, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, coloquem as forças “em regime especial de dever de combate”.

Moscou possui o segundo maior arsenal de armas nucleares do mundo e um enorme arsenal de mísseis balísticos, que formam a espinha dorsal das chamadas “forças de dissuasão” do país.

Repercussão mundial

O secretário geral da OTAN, Jens Stoltenberg, reagiu à declaração de Putin, chamando de “irresponsável” a decisão do presidente russo de colocar em alerta as “forças de dissuasão” nuclear de seu Exército. “Esse é um discurso perigoso, um comportamento irresponsável”, declarou Stoltenberg à CNN, segundo a AFP.

O ministro de Exteriores ucraniano, Dmitro Kuleba, também respondeu às declarações de Putin e advertiu que mencionar questões nucleares tem como objetivo “pressionar” a Ucrânia. E acrescentou que o país não vai se render por conta disso. “Não nos renderemos, não aceitaremos, não cederemos um palmo do nosso território”, declarou.

Os Estados Unidos afirmaram que Putin está “fabricando ameaças.” “Este é um padrão do presidente Putin que temos visto ao longo deste conflito, que está fabricando ameaças que não existem para justificar novas agressões”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, ao canal ABC.

Leia também | Guerra entre Rússia e Ucrânia pode impactar inflação e PIB no Brasil

Enquanto isso, a embaixadora de Washington na ONU, Linda Thomas-Greenfield, condenou veementemente o alerta das forças de dissuasão nuclear russas.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.