ELEIÇÃO AMERICANA

Obama exalta Biden, mas evita declarar apoio a um nome para a sucessão nos EUA

Obama confia que o Partido Democrata terá um candidato proeminente para suceder Joe Biden

Compartilhe:
21 de julho de 2024
Estadão Conteúdo

O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama disse neste domingo, 21, ter confiança de que o Partido Democrata definirá um “candidato proeminente”, após o atual chefe da Casa Branca, Joe Biden, desistir de buscar a reeleição. Obama evitou declarar apoio a um nome específico, na contramão de outras figuras da legenda que têm endossado a vice-presidente americana, Kamala Harris.

Obama exalta Biden, mas evita declarar apoio a um nome para a sucessão nos EUA

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Com desistência de Joe Biden, Obama evitar anunciar apoio

No comunicado, Obama afirmou que Biden foi um dos “mais consequentes” presidentes da história e um “querido amigo e parceiro” para ele. “Hoje, nós fomos lembrados – de novo – que ele é um patriota da maior ordem”, escreveu.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Obama, que teve Biden como vice-presidente durante seus dois mandatos, destacou que o líder democrata conseguiu derrotar a pandemia de covid-19, criou milhões de empregos e revitalizou a Otan. “Mais do que isso, o presidente Biden nos tirou de quatro anos de caos, falsidade e divisão que caracterizaram a administração de Donald Trump”, acrescentou.

Kamala Harris é favorita

Minutos depois de desistir formalmente da disputa à reeleição, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden declarou “apoio total” ao nome da vice-presidente, Kamala Harris, como candidata democrata à presidência. “É hora de nos unirmos e derrotarmos Trump”, escreveu, em publicação no X (antigo Twitter), em referência ao candidato republicano e ex-presidente Donald Trump. Biden explicou que decidiu sair da corrida eleitoral e dedicar todas as energias para cumprir o resto do mandato na Casa Branca. “A minha primeira decisão como indicado partido em 2020 foi escolher Kamala Harris como minha vice-presidente. E foi a melhor decisão que fiz”, ressaltou o presidente dos EUA.

Neste domingo (21), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que não concorrerá à reeleição contra o ex-presidente Donald Trump. A decisão foi comunicada por meio de uma carta publicada nas redes sociais. “Por enquanto, quero expressar minha mais profunda gratidão a todos aqueles que trabalharam tão fortemente para me ver reeleito”, diz um trecho do documento. Biden também informou que fará um pronunciamento à nação ainda esta semana, onde dará mais detalhes sobre sua decisão.

“Foi a maior honra da minha vida servir como seu Presidente. E, embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que seja do interesse do meu partido e do país que eu me afaste e me concentre exclusivamente no cumprimento de minhas obrigações como presidente pelo restante do meu mandato”, declarou o Democrata na carta publicada nas redes sociais.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Leia também | Últimas notícias do Portal GCMAIS

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.