Paetongtarn Shinawatra faz história como a primeira-ministra mais jovem da Tailândia, em meio à controvérsia política familiar.
Parlamento da Tailândia elege filha de ex-presidente como nova primeira-ministra do país
O parlamento da Tailândia elegeu nesta sexta-feira, 16, Paetongtarn Shinawatra, a filha mais nova do ex-presidente Thaksin Shinawatra, como primeira-ministra.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Ela é a terceira da família Shinawatra a assumir o poder no país, depois do pai – que foi deposto por um golpe antes de retornar do exílio – e da tia, Yingluck Shinawatra, que está exilada. Paetongtarn também é a segunda mulher a ocupar o cargo depois da tia e, aos 37 anos, é a primeira-ministra mais jovem do país.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Como candidata única, foi eleita com 319 votos a favor, 145 contra e 27 abstenções. O processo, em que os deputados votaram publicamente um a um, durou quase uma hora. Paetongtarn é o líder do partido no poder, Pheu Thai. Ainda não há data para sua posse.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
O último primeiro-ministro foi demitido pelo Tribunal Constitucional há dois dias por violação ética. O pai de Paetongtarn é um dos políticos mais populares e polêmicos do país e foi deposto por um golpe militar em 2006. Ele é considerado o líder de fato do partido Pheu Thai.
Paetongtarn Shinawatra entrou na política em 2021, quando o partido anunciou que lideraria um comitê consultivo sobre inclusão. Ela assumiu a liderança do Pheu Thai no ano passado, depois de ser nomeada como uma das três candidatas a primeiro-ministro antes das eleições. Fonte: Associated Press.
Leia também | Últimas notícias do Portal GCMAIS
Fonte: Estadão
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.