Ícone do site Portal GCMAIS

Conselheiro de organização criminosa nacional é preso no interior do Ceará

Outras ligações Durante as investigações, a Polícia Civil identificou que Fernando possuía ligações com Almerinda Marla Barbosa de Sousa (39), a “Irmã Ruiva”. A mulher, que figurou como uma das mais procuradas do Ceará pelo Programa Estadual de Recompensa, foi presa em novembro do ano passado por equipes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), em Jijoca de Jericoacoara. Contra ela havia um mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas e por integrar organização criminosa. Conforme os indícios colhidos pela Polícia Civil, “Irmã Ruiva” auxiliava “Fernando Bombado” na execução de crimes como homicídios. Assim como “Irmã Ruiva”, Fernando agora se encontra à disposição da Justiça. Além do mandado cumprido, ele também foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo, uso de documento falso e receptação.

Foto: Divulgação / SSPDS

Um dos homens suspeitos de ser conselheiro de uma organização criminosa nacional foi preso em Acaraú, 238 km de Fortaleza. De acordo com a Polícia Civil, a facção também atua em municípios no Norte do Ceará.

Fernando Lopes Barros (35) foi preso por intermédio de um mandado de prisão expedido pelo Poder Judiciário. Por meio de um trabalho conjunto de inteligência, eles encontraram o homem escondido em uma localidade do município. 

Ao ser abordado, “Fernando Bombado”, como é conhecido, identificou-se com outro nome e apresentou um documento de identidade falso. Ao ser questionado, Fernando confessou que mantinha uma arma de fogo no interior do seu imóvel. Dentro de um guarda-roupa, foram apreendidas uma pistola calibre .40 e um carregador contendo 13 munições. Aparelhos celulares também foram apreendidos.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Fernando possui extensa ficha criminal com pelo menos 11 inquéritos policiais por crimes como roubos, tentativa de latrocínio, dano, receptação, associação criminosa, crime de incêndio, adulteração de chassi e por integrar organização criminosa. 

Outras ligações

Durante as investigações, a Polícia Civil identificou que Fernando possuía ligações com Almerinda Marla Barbosa de Sousa (39), a “Irmã Ruiva”. A mulher, que figurou como uma das mais procuradas do Ceará pelo Programa Estadual de Recompensa, foi presa em novembro do ano passado por equipes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), em Jijoca de Jericoacoara.

Publicidade

Contra ela havia um mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas e por integrar organização criminosa. Conforme os indícios colhidos pela Polícia Civil, “Irmã Ruiva” auxiliava “Fernando Bombado” na execução de crimes como homicídios. Assim como “Irmã Ruiva”, Fernando agora se encontra à disposição da Justiça. Além do mandado cumprido, ele também foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo, uso de documento falso e receptação.

Leia mais | Conselheiro de organização criminosa carioca é encontrado em condomínio de luxo no Porto das Dunas

O trabalho que culminou na captura do chefe criminoso contou com investigadores da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), dos departamentos de Inteligência Policial (DIP) e de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPJI-Norte) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), além do apoio da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

Sair da versão mobile