VIOLÊNCIA

Fevereiro apresenta o menor número de homicídios desde dezembro de 2019

Em média, 100 pessoas foram levadas a delegacias da Polícia Civil, todos os dias, para serem autuadas em flagrante ou para que tivessem os mandados judiciais cumpridos

Compartilhe:
4 de março de 2021
Ninho Digital

Fevereiro apresentou o menor número de homicídios e latrocínios desde dezembro de 2019 quando ocorreram 205 casos. Ao todo, foram 250 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no segundo mês de 2021, segundo levantamento da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Fevereiro apresenta o menor número de homicídios desde dezembro de 2019
Foto: SSPDS / Divulgação

Se o dado for comparado com janeiro deste ano, também houve uma redução de 18,3%, com 306 contra os 250 crimes do segundo mês do ano. Se a comparação for com o mesmo período de 2020, a retração é ainda maior, de 45,5% (459 CVLIs registrados em fevereiro/2020).

“Acompanhando os números, desde novembro vem ocorrendo uma queda mês a mês. Tudo isso é resultado de um esforço operacional com muito policiamento preventivo e ostensivo feito pela Polícia Militar. Houve um aumento significativo no número de abordagens, como já anunciado pela Secretaria. Com isso, nós tivemos também no mês de fevereiro um aumento no número de capturas de adultos e de adolescentes envolvidos com a prática de crimes, focando sempre em delitos graves. Houve também um aumento na intensificação das investigações, com o uso maior da inteligência, que auxilia o trabalho da Polícia Civil, e foca hoje nas pessoas que praticam homicídios e também naquelas que ordenam esses crimes”, destacou o titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron.

Prisões

O mês de fevereiro foi encerrado com 2.808 prisões e apreensões no Ceará. Em média, 100 pessoas foram levadas a delegacias da Polícia Civil, todos os dias, para serem autuadas em flagrante ou para que tivessem os mandados judiciais cumpridos. Os esforços coordenados pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) levaram as equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) a superar a marca alcançada em janeiro de 2021, quando 2.524 pessoas foram retiradas de circulação, com média de 81 capturas por dia. No total, o número de capturados nos dois primeiros meses do ano chega a 5.332.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Um dos destaques do mês foi a deflagração da Operação Cerco Fechado, ofensiva da SSPDS que reuniu equipes da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) em ações ostensivas de fiscalização, trabalho investigativo e de inteligência em todo o Estado.

>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

Em menos de 72 horas, os 1.537 profissionais da segurança pública mobilizados na operação realizaram 32.205 abordagens e fizeram 350 prisões e apreensões em flagrante, além do cumprimento de mandados de prisão. A Operação Cerco Fechado aconteceu simultaneamente à visita da comitiva do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a equipamentos da segurança pública e do sistema penitenciário do Ceará.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.