Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
RESGATE
Policial militar salva criança de três meses engasgada em Juazeiro do Norte
Confira o vídeo do momento do resgate
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 10 de junho de 2021
Policial militar salva criança de três meses engasgada em Juazeiro do Norte
Foto: Reprodução

Os policiais militares tornaram-se verdadeiros heróis de uma família de Juazeiro do Norte, a 400 km de Fortaleza. Na tarde da última quarta-feira (9), os agentes salvaram a vida de uma criança de três meses de idade que estava engasgada.

O caso aconteceu no final da tarde, por volta das 17h, quando os policiais que estavam fazendo o patrulhamento de rotina foram interceptados pela população no bairro Triângulo. Lá eles descobriram que havia uma criança engasgada na rua 31 de Março e, rapidamente, foram até o local prestar os primeiros socorros.

Para fazer o bebê voltar a respirar, os agentes de segurança usaram a técnica de Heimlich, manobra para desobstruir as vias respiratórias. Logo após a manobra a criança voltou a respirar e a vida dela foi salva.

Confira o vídeo:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por GCMAIS (@gcmais)

Saiba como agir quando uma criança está engasgada

Para iniciar a tentativa de desengasgo, posicione-se por trás e enlace a criança com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos deve permanecer fechada sobre a “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão.

Faça movimentos de compressão para dentro e para cima – como uma letra J – até que a criança elimine o corpo estranho. Essa é a Manobra de Heimlich, técnica eficaz e segura em casos de engasgo nos pequenos.

Engasgo em bebês

Coloque o bebê de bruços em cima de um dos braços e faça cinco compressões entre o meio das costas. Vire o bebê de barriga para cima e efetue mais cinco compressões sobre o esterno, parte do corpo que divide o peitoral da criança. Tente visualizar o corpo estranho para retirá-lo da boca delicadamente. Caso não conseguir, repita as compressões quantas vezes por possível, até chegar a uma unidade hospitalar de emergência.

Essas dicas são válidas se a criança estiver consciente. Quando a vítima está inconsciente, é necessário levá-la imediatamente ao hospital mais próximo. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

Importante saber

Apenas médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar situações de engasgo, indicar tratamentos e receitar medicamentos. As informações disponíveis compartilhadas nessa matéria possuem apenas caráter educativo.

Por esse motivo, o Corpo de Bombeiros do Ceará orienta como a população deve lidar nessas situações. Saber como agir num momento de engasgo pode salvar a vida de uma criança. O Corpo de Bombeiros do Ceará segue a cartilha sobre cuidados de engasgo de bebês, conteúdo criado por enfermeiras brasileiras. A publicação da Universidade de São Paulo (USP) é destinada a todas as pessoas que tenham contato com crianças de até um ano para que saibam como proceder em situações de engasgo.


Deixe seu comentário