Ceará bate recordes de chacinas em 2021 | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
VIOLÊNCIA
Ceará bate recordes de chacinas em 2021
No último fim de semana, o Ceará registrou mais uma chacina. Desta vez, com 6 mortes, no bairro Sapiranga, em Fortaleza. O número de chacinas mais que dobrou em relação ao ano passado
EUMAR DE LIMA
Postado em 27 de dezembro de 2021
Ceará bate recordes de chacinas em 2021
Foto: Pexels

O ano de 2021 será mais um ano marcado por intensos trabalhos da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa, a DHPP. O ano nem acabou, falta contabilizar os dados de dezembro, mas o Ceará já passou de 3 mil mortes em apenas 11 meses. Mas algumas dessas se destacam negativamente, são as mortes registradas nas 7 chacinas. Nelas, 32 pessoas foram mortas. Mais que ó dobro do ano passado, quando 3 massacres foram registrados. Um recorde na história do Estado.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

A chacina mais recente aconteceu no dia 24 de dezembro, campo do Alecrim, no bairro Sapiranga, onde acontecia uma confraternização de natal. Inicialmente cinco homens foram baleadas e mortas e outras 6 socorridas para uma unidade hospitalar. no dia seguinte, a sexta morte foi confirmada, uma mulher que tinha sido atingida por disparos.

Dentre os mortos, chamou a atenção o nome de John Lennon Hollanda, que é irmão de um homem identificado como Chiquinho, que foi fuzilado três dias antes da chacina, na Paupina. O que aumenta as suspeitas de que o crime tenha como motivação disputa entre facções criminosas. Moradores do Paupina e da Sabiaguaba que não quiseram gravar entrevista, garantem que a tensão e a disputa entre criminosos dos dois bairros existem há bastante tempo. A Polícia investiga o caso. O certo é que esses massacres começaram ainda no primeiro semestre deste ano.

Três homens e uma mulher morreram com disparos na cabeça no bairro Parque São Gerardo. Entre os mortos estavam um adolescente de 15 anos, que tinha ido à mercearia apenas comprar doces, dois pedreiros e uma mulher que havia saído para comer churrasquinho. Nenhum deles tinha histórico criminal.

Relembre a cronologia das chacinas do Ceará em 2021:

25 abril (Fortaleza): um suposto confronto de facções criminosas deixou quatro mortos no barroso 2. dois suspeitos chegaram a ser presos, mas somente um deles foi indiciado no inquérito concluído pela dhpp neste mês de dezembro.

1º de agosto (Caucaia): cinco homens morreram e duas mulheres, sendo mãe e filha, foram atingidas por bala perdida, em um bar no distrito de boqueirão das araras. Uma testemunha disse que alguns suspeitos chegaram a pé e mataram os homens. as mulheres sobreviveram.

18 de setembro (Chorozinho): três adultos e um adolescente, cujos corpos estavam na estrada do lagamar. a secretaria da segurança pública detalhou que populares os encontraram sem vida, em um local de difícil acesso e com lesões provocadas por disparos de arma de fogo.

4 de outubro (Guaraciaba do Norte) dois homens de 21 anos e duas mulheres, uma de 20 e outra de 18 anos, foram assassinados. o crime ocorreu em um estabelecimento comercial onde supostamente os homens vendiam drogas. a polícia civil concluiu o relatório e pediu as prisões de nove pessoas envolvidas.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

11 de dezembro (Viçosa do Ceará): quatro pessoas foram mortas dentro de um imóvel no bairro Santa Cecília. as vítimas foram dois homens e duas mulheres, incluindo mãe e filha. A Secretaria de Segurança Pública do Ceará informou que homens invadiram a residência e dispararam contra o grupo.

Enquanto algumas chacinas seguem sem elucidação, dez suspeitos de envolvimento na chacina da Sapiranga foram capturados, além de 6 armas.

Saiba mais detalhes na reportagem exibida no Balanço Geral desta segunda-feira (27):


Deixe seu comentário