OPERAÇÕES

Força-tarefa contra crime organizado é prorrogada no Ceará e Rio Grande do Norte

No Ceará, foram feitas 21 prisões preventivas e 17 criminosos presos em flagrante de delito

Compartilhe:
22 de janeiro de 2022
Portal GCMAIS

A força-tarefa SUSP, de combate ao crime organizado no Ceará e no Rio Grande do Norte, foi prorrogada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A prorrogação foi publicada, esta semana, no Diário Oficial da União (DOU), com vigência de 12 meses a partir do dia 29 de dezembro de 2021.

Força-tarefa contra crime organizado é prorrogada no Ceará e Rio Grande do Norte
Foto: Divulgação/Governo Federal

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O objetivo da força-tarefa é combater a criminalidade praticada por facções criminosas. Segundo o governo federal, a continuidade do trabalho ocorre mediante atuação coordenada, conjunta, sistêmica e integrada dos órgãos de segurança da União e dos estados.

“A decisão faz parte do compromisso do Governo Federal de combate às organizações criminosas com respostas efetivas na redução e repressão à criminalidade. Trabalhamos diariamente para fortalecer o enfretamento ao crime”, ressalta o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

As ofensivas vão atuar no desenvolvimento e compartilhamento de tecnologias e informações, no planejamento e desenvolvimento institucional, na execução de operações policiais conjuntas, na alocação temporária de recursos humanos e materiais com foco e na capacitação e treinamento de recursos humanos para atuar nessas áreas.

Balanço da força-tarefa contra o crime organizado 

Em 2021, a Força-Tarefa SUSP no Rio Grande do Norte participou de 17 operações no combate ao crime organizado. Foram expedidos 46 mandados de busca e apreensão, 32 prisões preventivas e 11 criminosos presos em flagrante de delito.

Já no Ceará, a ofensiva participou de 17 operações. Foram feitas 21 prisões preventivas e 17 criminosos presos em flagrante de delito.

Leia também | Vietnamita encontrado morto em navio é trazido para Fortaleza

Força-Tarefa SUSP

O Plano de Forças-Tarefas SUSP de Combate ao Crime Organizado, lançado em de 2021 pelo governo federal, tem como foco a prevenção, repressão, monitoramento e investigação de grandes organizações criminosas. Além disso, as forças-tarefas pretendem isolar lideranças do crime organizado no sistema prisional, bem como descapitalizar facções por meio de bloqueio e venda antecipada de bens.

Os quatro eixos de atuação do Plano são: Inteligência de todos os órgãos de segurança pública envolvidos, análise criminal estratégica, policiamento ostensivo de forma especializada e adoção de procedimentos investigativos capazes de dar respostas efetivas e oportunas para a redução e repressão à criminalidade.

Coordenadas pela Secretaria de Operações Integradas, as Forças-Tarefas contam com a atuação da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Penitenciário Nacional, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e perícias.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.