Ícone do site Portal GCMAIS

Ceará registra 101 roubos ou furtos de celulares por dia nos três primeiros meses de 2022

Roubos caem, mas Brasil tem 2 celulares levados por ladrões a cada minuto

Foto: Reprodução

Entre janeiro e março 2022, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) registrou 6.319 roubos e 2.808 furtos de celulares no Ceará, ou seja, cerca de 101 aparelhos levados por criminosos todos os dias; isso sem contar as subnotificações. No entanto, de janeiro a março do ano passado, os registros contabilizados foram de 6.648 roubos e 2.528 furtos no estado, total de 9.176.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Em comparação com os três primeiros meses de 2021, houve uma diminuição de 4,9% roubos de celulares de janeiro a março de 2022. Quanto aos furtos, teve um aumento de 11%. Foram 2.528 ano passado e 2.808 neste ano.

É preciso diferenciar os dois crimes: o furto é quando o bem da pessoa é levado sem que a pessoa perceba; já o roubo é quando a pessoa é abordada pelo suspeito e quando há algum tipo de violência.

Leia também | Ex-jogador de futebol, motorista de aplicativo é morto a tiros no Benfica, em Fortaleza

Publicidade

Acredita-se, claro, que haja muita subnotificação. Ou seja, muita gente é furtado ou roubado e não registra a ocorrência em uma delegacia. A Polícia Civil recomenda que a pessoa registre o boletim de ocorrência (B.O.) em qualquer unidade da Polícia Civil, ou por meio do site da Delegacia Eletrônica (Deletron) da PCCE, que atende todo o Ceará.

Sair da versão mobile