O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), pediu pelo fortalecimento da democracia e das instituições brasileiras neste dia 7 de setembro, feriado da Independência do Brasil. A publicação foi feita por volta das 7h50 desta manhã de terça-feira (7), dia marcado pela tensão política e por atos de apoiadores e críticos ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Em suas redes sociais, o governador Camilo Santana escreveu: “Que neste 7 de setembro nosso Brasil tenha reforçados os ideais do respeito, da tolerância e da justiça social. E que nossa democracia e as instituições brasileiras sejam cada vez mais fortalecidas, para que tenhamos um país mais desenvolvido, mais humano e de paz”.
Que neste 7 de setembro nosso Brasil tenha reforçados os ideais do respeito, da tolerância e da justiça social. E que nossa democracia e as instituições brasileiras sejam cada vez mais fortalecidas, para que tenhamos um país mais desenvolvido, mais humano e de paz. 🇧🇷 pic.twitter.com/pcTZC9sSrp
— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) September 7, 2021
No último sábado (4), o governador já havia falado sobre esta data em suas redes sociais, quando tomou uma postura mais crítica às ameaças à democracia.
“Quem tenta usar o 7 de setembro para estimular o ódio, a intolerância e o desrespeito à democracia não tem amor ao nosso país. Pelo contrário. Pensa unicamente nos seus projetos autoritários de poder”, escreveu Camilo Santana. “Mas não será uma minoria barulhenta, violenta e inconsequente que traçará o destino da maioria absoluta de milhões de brasileiros, gente pacífica, que sonha com a volta de um Brasil mais justo e feliz. O Brasil precisa de respeito e paz”.
Ainda nesta terça-feira, o prefeito de Fortaleza José Sarto também usou as redes sociais para falar sobre a data do 7 de setembro. “O direito à liberdade de expressão e de manifestação é fundamental, mas não deve ser confundido nem deturpado por atos antidemocráticos contra as instituições. Sejamos sensatos, pois quem ama a pátria não atenta contra ela”, escreveu o gestor.
O direito à liberdade de expressão e de manifestação é fundamental, mas não deve ser confundido nem deturpado por atos antidemocráticos contra as instituições. Sejamos sensatos, pois quem ama a pátria não atenta contra ela.
— Sarto (@sartoprefeito12) September 7, 2021
Leia também | Lideranças de 16 partidos políticos e de organizações divulgam carta contra ameaças à democracia
Diversos atos estão marcados para acontecer em vários locais do Brasil durante este dia 7 de setembro, incluindo em Fortaleza. Durante esta manhã, apoiadores do presidente da República vão realizar um cortejo, com carros, motos e até bicicletas, da Arena Castelão até a Praça Portugal, na capital cearense.
Já no período da tarde, está prevista uma manifestação contra Bolsonaro. A concentração começa às 15 horas na Praça da Cruz Grande, no bairro Serrinha, e o cortejo deve seguir até a Arena Castelão.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<