O diretor e roteirista do filme Não Olhe para Cima, Adam McKay afirmou em seu perfil no Twitter que o presidente Jair Bolsonaro “diria para as pessoas não olharem para cima”. O comentário faz alusão ao enredo do longa-metragem, em cartaz no Netflix, que conta, em forma de sátira, a postura negacionista da presidente dos Estados Unidos ao ser alertada por um grupo de cientistas sobre a aproximação de um cometa que destruiria o planeta Terra.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“Só para deixar claro, Bolsanaro (sic) definitivamente diria para as pessoas não olharem para cima. Nenhuma dúvida”, postou Adam McKay, noite do último domingo (17), em mensagem onde o cineasta repercute um artigo assinado publicado na imprensa brasileira, em que o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, compara o meteoro de Não Olhe para Cima ao Partido dos Trabalhadores (PT).
“Nada melhor que encerrar este artigo inspirado no título do filme que será o que o eleitor brasileiro fará cada vez mais quando chegar a hora: olhe para cima. Ao fazer isso e pensar no dia seguinte da eleição, não optará pelo cometa do PT. A polarização existe, sim. E é na economia”, escreveu Nogueira, para nesta segunda-feira (18) reafirmar “o cometa do PT pode destruir a economia brasileira”, diz o ministro.
Lançado no dia 24 de dezembro de 2021 no Netflix, o filme “Não olhe para cima” conta a história de dois astrônomos (Jennifer Lawrence e Leonardo DiCaprio) que descobrem um cometa mortal vindo em direção à Terra e partem em um tour midiático para alertar a humanidade. No entanto, os estudiosos, são chamados de “alarmistas” pela população e têm que lidar com o descaso da imprensa, brigas políticas e, é claro, muitas confusões.
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
O longa, que conta também com Meryl Streep no elenco, possui tom satírico e mostra como a mídia e os governos lidam com as mudanças climáticas. Apesar de não se tratar de uma obra baseada em fatos, o filme, que mistura elementos de comédia e ficção científica, é inspirado por eventos ocorridos na vida real, aos quais faz referência de maneira dramatizada.
Além de DiCaprio, Lawrence e Streep, a produção conta com atores como Timothée Chalamet, Jonah Hill, Chris Evans, Himesh Patel, Matthew Perry, Ariana Grande, Ron Perlamn, Mark Rylance, Cate Blanchett e mais.
‘Não olhe para cima’ foi indicado ao Globo de Ouro de 2022 na categoria Melhor Comédia ou Musical e rendeu a Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence as indicações nas categorias de Melhor Ator e Atriz em Musical ou Comédia da premiação, respectivamente.
Leia também | “Não olhe para cima” discute consequências de posturas negacionistas
O longa também foi selecionado pela National Board of Review e pelo American Film Institute como um dos melhores filmes de 2021.