PRIMEIRA MULHER GOVERNADORA

O que significa Izolda Cela no governo do estado e o que muda na condução dos destinos políticos do cearense?

Com a renúncia de Camilo Santana, serão nove meses de gestão de Izolda Cela à frente do Palácio da Abolição

Compartilhe:
2 de abril de 2022
Portal GCMAIS

Discreta, de poucas palavras, olhar sereno e ações certeiras. Assim é a nova governadora do Ceará, Izolda Cela. O perfil lembra o de uma diretora de escola e é exatamente a área da educação o ponto de maior interesse dela. A partir deste sábado (2), Izolda Cela se torna a primeira mulher a assumir o governo do estado.

O que significa Izolda Cela no governo do estado e o que muda na condução dos destinos políticos do cearense?
Foto: Vice-governadoria do Ceará/Divulgação

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Maria Izolda Cela de Arruda Coelho, 61 anos, assume o desafio de governar o 8º estado mais populoso do Brasil. Professora e psicóloga, começou a trajetória política em 2001, quando assumiu o cargo de subsecretária de desenvolvimento da Educação na prefeitura de Sobral. Entre 2005 e 2006, Izolda Cela foi secretária de Educação da cidade sobralense.

A nova governadora ganhou maior destaque no meio político quando assumiu a Secretaria de Educação do Ceará, de 2007 a 2014. Também chegou a ser convidada pelo Ministério da Educação, em 2012, para assumir a Secretaria Nacional de Educação Básica.

Em 2015, Izolda Cela já havia se tornado a primeira mulher no exercício do cargo máximo da política cearense. Na oportunidade, ela assumiu a função enquanto Camilo Santana cumpria agenda fora do país.

Com a renúncia de Camilo Santana, serão nove meses de gestão de Izolda Cela à frente do Palácio da Abolição. Período que ainda pode se estender, caso ela se torne candidata ao governo estadual pelo PDT e vença as eleições de outubro.

Carro-chefe da vida política da nova governadora, a educação não é o único desafio a partir de agora. Para a cientista política e colunista do Portal GCMais, Carla Michele Quaresma, outras adversidades podem ser obstáculos no caminho.

“Izolda Cela sempre teve uma atuação muito relevante no governo, inclusive em áreas mais sensíveis. A condição da mulher ainda é marginalizada na atividade política, então é importante que mais mulheres assumam esses cargos Executivos. Agora ela entra para dar continuidade a um projeto que foi desenvolvido e, claro, ela precisa de estratégias eficientes de comunicação para divulgar tudo aquilo que foi construído”, afirma.

Leia também | Camilo Santana passa o governo do Ceará para Izolda Cela neste sábado (2); veja a carta de renúncia

Enquanto vice-governadora do estado, Izolda Cela exerceu um papel de coordenação executiva de agendas do Pacto por um Ceará Pacífico, programa voltado para a prevenção da violência. Na opinião do comentarista da Rádio Jovem Pan News Fortaleza, Olavo Colares, a nova governadora recebe o estado em boas condições.

“Eu creio que Izolda Cela, neste período até dezembro, assume o governo respaldada pelo governador Camilo Santana, pela crença na sociedade numa gestão que busque a igualdade social e melhores condições de vida da população. Izolda fará certamente um governo positivo, herdando de Camilo Santana um estado em boas condições”, complementou.

Até dezembro deste ano, a governadora vai precisar lidar de forma direta com articulações com o Poder Legislativo, com os prefeitos de todos os municípios cearenses e com lideranças partidárias aliadas. Caso ela se torne candidata em outubro, pelo PDT, disputará como reeleição. Desta forma, terá apenas quatro anos de mandato.

Ouça a reportagem da Jovem Pan News Fortaleza sobre as perspectivas do governo Izolda Cela

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.