Eleições 2022: prazo para regularizar título de eleitor termina na quarta (4) | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
POLÍTICA
Eleições 2022: prazo para regularizar título de eleitor termina na quarta (4)
Nas últimas semanas, o TSE tem realizado campanhas nas redes sociais para incentivar a regularização do título
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 1 de maio de 2022
Eleições 2022: prazo para regularizar título de eleitor termina na quarta (4)
Foto: TRE/SP

O prazo para os eleitores emitir a primeira via do título, incluir o nome social, atualizar dados cadastrais, transferir para uma seção com acessibilidade ou para outro município e regularizar títulos cancelado, encerra na quarta-feira (4).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Regularização do título de eleitor

Nas últimas semanas, o TSE tem realizado campanhas nas redes sociais para incentivar a regularização do título, especialmente entre jovens de 16 a 18 anos de idade.

Conforme o artigo 91 da Lei das Eleições, o cadastro eleitoral deve ficar fechado durante 150 dias anteriores a cada eleição. A medida é importante, pois possibilita que a Justiça Eleitoral consolide os dados do eleitorado apto a votar e tome as providências necessárias à realização do pleito, como a organização dos locais de votação e impressão dos cadernos com os dados dos eleitores de cada seção.

Dados do TSE apontaram que fevereiro de 2022 foi o mês com menor número de jovens de 16 e 17 anos com o Título de Eleitor em mãos desde a redemocratização do país, em 1988. Foram cerca de 834 mil pessoas.

Em março, após o início das campanhas, o número de eleitores de 16 e 17 anos de idade com o documento em mãos saltou para 1.051.184.

Mas há uma preocupação também com quem tenta regularizar o título, pois o prazo está se esgotando e há muitos documentos cancelados.

Leia também | Concurso para professor da Uece: editais com 365 vagas são publicados; salários são de R$ 6.200

Mesmo com o aumento do horário de funcionamento dos cartórios eleitorais. a recomendação é evitar a formação de filas na última semana do cadastro. Por isso, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aconselha que os cidadãos deem preferência ao atendimento on-line. Todos os serviços ligados à emissão, regularização ou atualização do título podem ser solicitadas no site Título Net.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Deixe seu comentário