Nesta sexta-feira (5), a federação estadual formada por PSDB e Cidadania realiza uma nova convenção para confirmar a coligação com o prefeito Roberto Cláudio (PDT) na disputa pelo Governo do Estado. A reunião ocorre após resolução do presidente da federação nacional, Bruno Araújo, que desfez a comissão provisória anterior, destituiu o empresário Chiquinho Feitosa da presidência da federação e nomeou o senador Tasso Jereissati para comandar o novo colegiado.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Tasso declara apoio a Roberto Cláudio
A decisão da nacional ocorre após divulgação de uma votação pelos membros estaduais da federação, por meio da qual foi decidida uma neutralidade na disputa ao Governo do Estado. PSDB e Cidadania já haviam anunciado apoio à candidatura do pedetista Roberto Claudio ao Palácio da Abolição. No evento desta sexta-feira, também será anunciada a nova composição da Comissão Provisória do PSDB-Ceará, que será presidida pelo senador Tasso Jereissati.
No dia 1º de agosto deste ano, o tucano anunciou apoio à candidatura de Roberto Cláudio. A informação foi divulgada nas redes sociais.
“Roberto Cláudio é o nome que reúne qualidades para governar o nosso Estado”, postou o tucano.
Na nota, Jeressati traçou um panorama sobre a história do partido. “Ao longo de toda a sua história e em especial no Ceará, o PSDB buscou reunir pessoas em torno de um projeto de desenvolvimento, com redução da pobreza e das desigualdades”, diz parte do documento.
Real Time Big Data: Capitão Wagner tem 35%; Roberto Cláudio, 26%; Elmano Freitas, 21%
Pesquisa Real Time Big Data contratada pela Record TV para a eleição ao Governo do Ceará, divulgada na última quinta-feira (4), mostra Capitão Wagner (União Brasil) com 35% das intenções de votos, seguido pelo ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), com 26%, e pelo deputado estadual Elmano Freitas (PT), com 21%. Brancos e nulos somam 9%. Não sabem ou não responderam, 9%.
O Real Time Big Data também testou outros dois contextos colocando os nomes dos candidatos. Em um dos cenários, ainda aparece Adelita Monteiro, do PSOL, que desistiu da candidatura para apoiar Elmano Freitas.
Quando a pesquisa associa o nome dos candidatos aos padrinhos políticos, Capitão Wagner, com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL), também lidera com 34%. Em segundo lugar, aparece Elmano Freitas, apoiado por Lula, com 30% das intenções de voto. Roberto Cláudio, com o apoio de Ciro Gomes, fica com 25%. Brancos e nulos somam 6%. Não sabem ou não responderam, 5%.
No cenário espontâneo, em que os nomes dos candidatos não são mencionados, Capitão Wagner registra com 29% das intenções de votos, seguido por Roberto Cláudio com 11% e Elmano, 9%. Camilo Santana (PT), candidato ao Senado, também é citado pelos eleitores com 2%. A atual governadora, Izolda Cela (sem partido), é mencionada por 1% dos entrevistados. Brancos e nulos somam 4%. Não sabem ou não responderam, 42%.
Foram ouvidos 1.500 eleitores entre os dias 2 e 3 de agosto. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o código CE-06152/2022 . Segundo o instituto, o nível de confiança da pesquisa é de 95%. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos.
Leia também | Real Time Big Data aponta que 57% dos cearenses aprovam governo Izolda Cela
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<